Bomba (Éclair) de Creme Pâtissière, Amora e Chocolate com Cardamomo
Nem só de Macarons vive a fama que a França carrega de possuir os “melhores doces do mundo”. O Éclair é um dos clássicos mais aclamados da pâtissèrie francesa e toda confeitaria que se preze na cidade da luz, precisa expor em sua vitrine essa verdadeira “bomba” de calorias e muito sabor. Bomba é como apelidamos o doce aqui no Brasil, porque a tradução de Éclair é “relâmpago”.
Não se sabe ao certo que inventou o doce, mas a história começa em meados do século XVIII, na cidade de Lyon, com a massa pré-cozida chamada pâte a choux, que era a base para um doce chamado Les Ducheses. A reinvenção veio no século XIX, com um dos grandes chefes de cozinha da história da França: Antoine Careme. Foi ele quem acrescentou o creme pâtissèrrie ao Écalir.
Atualmente, a parte confeitada do doce já se modernizou ainda mais e é possível experimentá-lo nas mais variadas apresentações.
É com base nessas variações que trazemos 3 deliciosos recheios: o original de Creme Pâtissèrrie, Amoras e Chocolate com Cardamomo.
Confira essa receita que é um estouro de sabores!
Receita:
I) Massa Choux:
125 g de farinha de trigo
100 ml de leite
100 ml de água
10 g de açúcar
½ colher (chá) sal
80 g manteiga sem sal
4 ovos
II) Creme Pâtissière:
480 ml de leite
2 colheres (chá) extrato de baunilha
70 g de açúcar
40 g de amido de milho
4 gemas
15 g de manteiga sem sal
250 g de chocolate meio amargo
10 g de cardamomo em pó
300 g de geleia de amora
Modo de preparo:
Massa Choux: em uma panela coloque a água, o leite, a manteiga, o sal e o açúcar.
Assim que a manteiga derreter, tire do fogo e acrescente a farinha. Mexa até formar uma massa homogênea e leve ao fogo por 3 minutos, até o fundo desgrudar da panela.
Coloque a massa em um bowl e mexa até esfriar. Acrescente um ovo por fez, agregando vagarosamente. O ponto ideal é quando se passa o dedo e a massa se fecha lentamente.
Coloque a massa em um saco de confeiteiro, e faça as bombas em cima do papel manteiga untado com manteiga. Leve ao forno à 200º até dourarem. Após assada, faça 2 furos em baixo e volte ao forno para secarem por mais 5 minutos.
Creme Pâtissière: em um bowl misture todas as gemas peneiradas com o açúcar e o amido de milho.
Aqueça o leite em uma panela. Quando levantar fervura, desligue e jogue 1/3 dentro do líquido dentro do bowl. Misture para temperar as gemas com o leite quente e volte tudo ao fogo até engrossar.
Retire do fogo e acrescente a baunilha e a manteiga. Cubra com filme plástico. Antes de usar, bata na batedeira.
Creme Pâtissière de Chocoate: após retirar do fogo e acrescentar a baunilha e a manteiga, acrescente também o cardamomo e o chocolate meio amargo bem picadinho (com o creme ainda quente). Cubra com filme plástico. Antes de usar, bata na batedeira.
Creme Pâtissière de Amora: após o creme esfriar, misture a geleia de amoras junto com o creme e bata na batedeira. Para a receita da geleia, acesse aqui.
Montagem: coloque os recheios em um saco de confeiteiro. Com o bico, preencha as bombas até que fiquem bem recheadas (use os furinhos que fez em baixo da massa). Para glacear (ou cobrir parcialmente) os éclairs, coloque a ganache ou o fondant em um pote e mergulhe até a metade cada uma das bombinhas recheadas. Mantenha em geladeira.