top of page

Sorvete de Frutas Vermelhas e Suspiros

O sorvete surgiu na China, há mais ou menos 4.000 anos, quando uma sobremesa à base de leite e arroz foi congelada na neve. A delícia ganhou fama e se espalhou rápido, mas apenas entre os nobres, pois leite era uma mercadoria cara naquela época. Além disso, era preciso conservar a neve até o verão, usando câmaras frigoríficas subterrâneas (lembrem-se que ainda não existia geladeira naqueles tempos!).


Em 1271, o veneziano Marco Polo viajou para a China e encontrou uma grande variedade de cremes congelados de frutas. Essas receitas foram com ele para a Itália e ficaram por lá até meados do século 16, quando Buontalenti, um cozinheiro da Rainha Catarina de Médici, introduziu a sobremesa na corte francesa. Em 1670, o siciliano Francisco Procópio abriu em Paris um café que vendia sorvetes: nascia ali a primeira sorveteria da história. O sucesso foi tão grande que, seis anos depois, havia mais de 250 fabricantes de sorvete na capital francesa!


Em 1770, o italiano Giovanni Bosio levou o sorvete para os Estados Unidos e conquistou o paladar dos norte-americanos. Foi nesse país que, no final do século XIX, surgiu o sundae, a banana split e o ice cream soda, que fazem sucesso até hoje e são ícones da cultura do país. Em 1904 surgiu o sorvete de casquinha. E no ano seguinte, na Itália, surgiu o picolé, inventado sem querer por um menino de 11 anos que esqueceu no quintal um copo de refresco com uma colher dentro durante uma noite de inverno!


Aqui no Brasil, os cariocas foram os primeiros a experimentar a delícia gelada. Como aqui não tinha neve, foram importadas 217 toneladas de gelo, conservadas envoltas em serragem e enterradas em grandes covas, durando por 4 a 5 meses. Como não dava para conservar o sorvete gelado, as sorveterias anunciavam a hora certa de tomá-lo.


É viajando por essa gélida e deliciosa história que trazemos essa maravilhosa receita de Sorvete de Frutas Vermelhas e Suspiros!!!

Receita:


I) Casquinha:

  • 3 claras

  • 85 g de açúcar

  • 2 ml de extrato de baunilha

  • 1 pitada de sal

  • 90 g de farinha de trigo

  • 30 g de manteiga sem sal derretida


II) Sorvete:

  • 600 g de creme de leite fresco

  • 200 g de leite condensado

  • 1 xícara de geleia de frutas vermelhas (mirtilo, amora, framboesa e morango)

  • 1 xícara de suspiros


Modo de preparo:

  • Casquinha: em uma vasilha, bata as claras, o açúcar e a baunilha. Adicione o sal, a metade da farinha, a manteiga derretida e mexa até ficar bem homogêneo. Incorpore o resto da farinha e bata até ficar uma mistura lisa e uniforme.


  • Forre uma assadeira grande com papel-manteiga e, se preferir, faça 2 círculos de acetato com 15cm. Com uma espátula, espalhe duas colheres da massa e leve para assar entre 10 e 12 minutos, até os círculos ficarem douradinhos.


  • Tire a assadeira do forno e, com os discos ainda quentes, solte as bordas da massa cuidadosamente, com uma espátula ou faquinha. Enrole-os delicadamente em formato de cone. Pressione as pontinhas para a casquinha fechar na base, mas se ela endurecer antes disso é só levar de volta para o forno por mais 5 minutinhos que ela vai amolecer novamente. Deixe as casquinhas esfriando dentro de copos, com as bocas para cima.


  • Sorvete: bata o creme de leite até obter ponto de chantilly e incorpore o leite condensado. Misturar ligeiramente a geleia de frutas vermelhas à mistura e, por fim, junte os suspiros quebrando-os com a mão. Coloque em um recipiente, ou assadeira de bolo inglês, colocando todo creme e alternando com colheradas a mais de geleia. Leve ao freezer por, pelo menos, 4 horas antes de servir.


  • Geleia: leve a uma panela 400 g de frutas vermelhas, 100 g de cada: morango (cortado grosseiramente), mirtilo, framboesa e amora (frutas inteiras), 300 g de açúcar e deixe descansando por 10 minutos. Jogue o suco de limão e cozinhe em fogo médio/baixo, mexendo de vez em quando. Depois de 15 minutos, faça o teste da colher para ver se já está no ponto. Pegue a colher que esteja mexendo a geleia e passe o dedo nela, de fora a fora. Caso se abra um espaço e não escorra, a geleia está no ponto. Retire-a do fogo e deixe-a esfriar.


  • Montagem: disponha o sorvete em cima da casquinha com um pouco da geleia e suspiros salpicados.









bottom of page