Ancho com Ervas Finas ao Vinho Tinto e Aligot 4 Queijos
O Bife Ancho é um corte de origem portenha que tem conquistado os brasileiros ao lado do seu irmão e vizinho, bife de chorizo.
No Brasil recebe também o apelido de filé da costela, por ser retirado dessa região. Especificamente, da ponta superior do contrafilé, a partir das cinco primeiras vértebras do boi. Uma região super irrigada, com alto teor de gordura marmorizada, o que garante uma carne macia.
Bastante apreciado e consumido na América Latina, o Bife Ancho é um corte também valorizado ao redor do mundo, sendo por vezes confundido com o bife de chorizo que também integra o contrafilé, mas na parte inferior deste, na região do traseiro do animal, vizinho ao filé mignon.
Conforme o país, recebe diferentes nomes. Na França, por exemplo, pode ser chamado de noix ou entrecôte se vem limpo sem a capa externa de textura diferente. Já em países de língua inglesa atende por rib eye. O nome latino-americano Ancho, de origem espanhola, significa “largo” e indica a forma correta de preparar e consumir a carne. Idealmente os bifes devem ser “largos”, com no mínimo dois centímetros de espessura.
A combinação privilegiada de duas carnes de texturas diferentes, separadas por uma camada fina de gordura que se estende sutilmente entre as fibras, dá ao Bife Ancho sabor e personalidade únicos.
Aproveitando essa personalidade única desse corte, trazemos uma ótima receita, tendo um dos acompanhamentos mais pedidos da gastronomia contemporânea, o Aligot. Apesar de já termos dado a receita no site, turbinamos o Aligot, originalmente de 2 queijos, com 4 queijos.
Sabores marcantes, textura e um lindo visual. Confira essa receita que vai deixar qualquer um babando de vontade: Ancho com Ervas Finas ao Vinho Tinto e Aligot 4 Queijos!
Receita:
I) Aligot:
200 g de Purê de Batata
50 g de queijo minas padrão ralado
50 g de queijo gruyére ralado
50 g de queijo parmesão ralado
50 g de queijo brie cortado em cubinhos
II) Purê de batata:
1 kg de batatas Rosenthal
200 ml de creme de leite fresco
100 ml de leite
45 g de manteiga
Sal (a gosto)
Noz moscada (a gosto)
III) Ancho:
500 g de bife ancho
300 ml de vinho tinto seco ou suave
Sal (a gosto)
1 colheres (sopa) de molho de mostarda
Tomilho, orégano, manjericão, alecrim frescos (a gosto)
Noz moscada (a gosto)
Modo de preparo:
Purê de batata: cozinhe as batatas em água com sal até começarem a abrir, descascando-as ainda quentes. Esprema as batatas no passador de legumes e depois em uma peneira bem fina. Em uma outra panela, aqueça a manteiga, o creme de leite e o leite. Acrescente as batatas amassadas e cozinhe em fogo bem baixo por aproximadamente 20 minutos.
Aligot: Em uma panela pequena, aqueça o purê de batata, em fogo baixo. Acrescente os queijos, alternadamente, começando pelo queijo Minas padrão e, vá acertando o ponto, enquanto mexe energicamente com uma colher de pau, até que esteja liso e elástico. Reserve.
Para o Bife Ancho, faça uma marinada com todos os ingredientes e deixe descansar por 30 minutos, para que assim o tempero incorpore bem na carne.
Aqueça uma frigideira, de preferencia anti aderente, colocando uma colher pequena de manteiga. Grelhe a carne por cerca de 3 a 4 minutos de cada lado, ou ao ponto que preferir.
Retire a carne da frigideira e, com ela ainda quente, jogue a marinada que sobrou. Deixe reduzir um pouco para que o molho não fique alcoólico.
Para servir, corte o bife ancho em fatias, disponha-as no prato ao lado do aligot, decorado com orégano fresco e pimenta rosa. Despeje um pouco do molho que estava na frigideira por cima da carne. Aproveite e bom apetite!!!