Empanada Argentina - Paola Carosella
Quem vê Paola Carosella, uma das juradas do programa MasterChef Brasil, da TV Band, sendo dura e exigente com os aspirantes a cozinheiros e participantes da atração, muito provavelmente fica imaginando quantas receitas de sucesso (e saborosíssimas) ela deve ter.
Uma delas, que inclusive é um dos pratos mais pedidos nos restaurantes da chef, o Arturito e o La Guapa (ambos na capital paulista), é a Empanada.
Sem seguir uma nacionalidade específica, Paola conta que se inspira em receitas latino-americanas da iguaria - e que são tradicionais na Argentina, Bolívia e Chile - para chegar ao sabor que tem encantado os paladares brasileiros.
Da própria nacionalidade (argentina) ela aproveita o modo de preparar a massa. No entanto, se por lá usa-se banha de boi, aqui no Brasil a chef adaptou a receita e a prepara com banha de porco.
Dos mais diversos recheios, a criatividade pode fluir usando carne moída, frango, queijo, peito de peru, entre outros!
Veja como fazer essa deliciosa receita!
Receita:
I) Massa
500 g de farinha de trigo
115 g de banha de porco
1 xícara (chá) de água
10 g de sal refinado
II) Recheio (opções)
Opção 1: mussarela e peito de peru em cubinhos com cream cheese e azeitonas pretas
Opção 2: carne moída refogada (bem sequinha para não soltar líquido na massa) com temperos a seu gosto
Opção 3:frango desfiado com temperos a seu gosto
Modo de preparo:
Coloque a água em uma panela no fogão e deixe até que fique morna. Desligue o fogo, acrescente a banha e deixe derreter.
Enquanto isso, coloque a farinha em uma bacia (peneire se desejar) e acrescente o sal. Depois, adicione a mistura de água com a banha ainda quente.
Amasse a mistura até formar uma massa lisa, "bonita, agradável de se trabalhar", segundo indica Paola. Embrulhe-a num pano ou filme plástico e leva à geladeira para 'descansar' até que a massa fique firme (esse processo leva, em média, entre 4 e 24 horas).
Após o tempo na geladeira, corte a massa em 12 porções, formando bolinhas do tamanho de uma ameixa pequena. Em seguida, estique-as usando um rolo até ficarem com 13cm de diâmetro e 3mm de espessura aproximadamente.
Uma vez cortados os discos, empilhe-os um sobre o outro - isso evita que a massa seque e os discos não vão grudar!
Se não for assar as empanadas logo após o preparo da massa, embrulhe novamente num plástico ou pano de prato e guarde na geladeira até a hora de rechear. Mas atenção: não é recomendado guardar a massa por mais de 24 horas.
Para rechear, pegue um disco de massa e coloque uma colher do recheio no centro da empanada. Para fechar o salgado, segure as bordas apertando com os dedos, fechando uma pontinha de massa sobre a outra. Forme uma espécie de "rendinha" na borda, como pode ver na foto.
Coloque as empanadas num recipiente próprio para forno e untado com um pouco de óleo (pouquinho mesmo, pois a massa já tem banha).
Pincele as empanadas com gema de ovo misturada em leite (uma gema para uma xícara de leite) e polvilhe com açúcar (opcional).
"Utilize um forno muito quente porque a massa e o recheio se 'comportam' melhor assim. Asse por 10 minutos ou até ficarem bem douradinhas. E o queimadinho característico que vai ficar é importante para o sabor da empanada", palavras da MasterChef.