Torta Mousse de Laranja Sanguínea
A laranja sanguínea ainda é pouco consumida no Brasil se comparada às variedades comuns da fruta. No entanto, ela é bem difundida na Europa e na América do Norte. Além da diferença da cor bem avermelhada da fruta, ela também traz bem mais benefícios se comparada à tradicional.
Esse citrino foi cultivado desde tempos imemoriais, na Sicília, e o cultivo é documentado desde a Idade Média. Enquanto árabes são creditados originalmente com plantações de limões e laranjas amargas na Sicília, os expedicionários genoveses e portugueses apresentam a doce variedade Portogallo, no século XV.
À medida que o fruto da saúde, beneficiando propriedades que se tornaram conhecidas, a Sicília começou a exportar essas laranjas em todo o mundo. Hoje, esses citrinos sicilianos são encontrados em praticamente todos os países que permite as importações. Laranjas sanguíneas cultivadas nos Estados Unidos estão em época de dezembro a março (Texas), e a partir de novembro a maio (Califórnia). Enquanto a árvore vai crescer e dar frutos, na Flórida, o "Mediterrâneo" na variação de temperatura entre o dia e a noite parece ser necessária para desenvolver a distintiva cor vermelha, a antocianina. As laranjas produzidas na Flórida frequentemente têm pouco ou nenhum pigmento vermelho.
E a partir desse fruto tão belo, diferente e delicioso que trazemos essa maravilhosa receita de Torta Mousse de Laranja Sanguínea!!! Confira essa delícia!!!
Receita:
I) Tartellete
250 g de farinha de trigo
125 g de manteiga
100 g de açúcar
1 ovo
25 g de farinha de amêndoas
II) Mousse
200 ml de creme de leite fresco
395 ml de leite condensado
Suco e raspa de 1 laranja sanguínea e 1 limão
III) Merengue
4 claras
250 g de açúcar
Modo de preparo:
Tartellete: em um bowl, misture bem a farinha de trigo, o açúcar e a farinha de amêndoas. Acrescente o ovo e a manteiga, cortada em cubinhos, bem gelada. Incorpore todos os ingredientes até obter uma massa lisa, homogênea e que desgrude das mãos.
Pegue uma assadeira de fundo removível e espalhe a massa de uma maneira que não fique nem muito grossa e nem muito fina. Como a massa contém bastante manteiga, não é necessário untar a assadeira. Fure toda sua superfície com a ajuda de um garfo (para que ela não estufe) e leve ao forno a 230ºC até que fiquem bem douradas. Retire-as do forno, desenforme e reserve.
Mousse: bata no liquidificador o creme de leite, o leite condensado as raspas e o suco da laranja e do limão até obter uma mistura bem homogênea. Após isso, preencha a tartellete com a mousse e leve a geladeira por 2 horas.
Merengue: leve as claras com o açúcar a banho maria. Misture até que os cristais de açúcar tenham derretido. Leve a batedeira e bata por cerca de 7 minutos ou até que as claras em neve estejam em pico duro.
Montagem: retire-a da geladeira. Com ajuda de um saco de confeiteiro, cubra as tartelletes com o merengue. Leve ao grill ou utilize um maçarico para dourar o merengue. Leve a geladeira por mais 2 horas. Sirva bem gelado!