Taça Merengue
O merengue é a junção da clara com o açúcar. É muito usado na confeitaria e faz qualquer sobremesa ficar ainda mais deliciosa. Não é à toa que desde o século XVI usamos esta invenção, que pode ser incrementada em tortas, soufflés, mousses e outras receitas.
Cada merengue adiciona uma textura diferente devido aos graus variados de estabilidade. Dá uma olhada:
Merengue Francês: É usado principalmente para fazer suspiros e receitas que vão ao forno, pois as claras são batidas cruas e precisam ser assadas. Para fazê-lo, basta bater as claras em neve com metade do açúcar (o que vai depender de quantas claras você vai utilizar) e, quando o volume quadruplicar, acrescentar a outra parte. Este merengue é considerado o mais simples dos três e deve ser consumido o quanto antes, já que não é estável.
Merengue Italiano: Você vai precisar de um termômetro, porque este merengue é feito a partir de uma calda de açúcar. Ela deve estar a 121°C (ponto de bala mole) e ser adicionada com cuidado às claras já levemente batidas. Depois, é preciso aumentar a velocidade da batedeira ao máximo e bater até que o merengue fique frio. O merengue italiano pode ser usado como coberturas de bolos ou substituir o creme de leite em mousses.
Merengue Suíço: Neste tipo de merengue, as claras e o açúcar vão ao fogo em banho-maria, até atingirem 60°C (para que o açúcar se dissolva). Depois, é só bater em velocidade máxima durante aproximadamente 10 minutos, ou até que o merengue esteja em temperatura ambiente. É quase como uma junção entre o Francês e o Italiano.
E é com base no Merengue Suíço que apresentamos essa maravilhosa receita! Confira!!!
Receita:
3 xícaras de açúcar
8 claras
Raspas de 2 limões
500 ml de creme de leite fresco
Morango a gosto
480 ml de leite
2 colheres (chá) extrato de baunilha
70 g de açúcar
40 g de amido de milho
4 gemas
15 g de manteiga sem sal
Modo de preparo:
Misture as claras e o açúcar peneirado em uma panela, levando ao fogo baixo ou a banho maria. Mexa sem parar e a cada 1 minuto passe os dedos na mistura para garantir a temperatura e que todos os cristais de açúcar tenham derretido.
Leve essa mistura à batedeira por volta de 10 minutos ou até formarem picos firmes. Coloque as raspas de limão e misture delicadamente.
Forre uma assadeira com papel manteiga e forme os discos de suspiro, com a ajuda de um saco de confeiteiro, do tamanho de sua preferência. Leve ao forno a 180º por volta de 40 min com o forno entre aberto (coloque uma colher de pau na porta do forno, para que assim o suspiro asse pro completo e não queime). Quando estiver com a base firme, retire do forno e deixe-o esfriar completamente.
Creme Pâtissière: em um bowl misture todas as gemas peneiradas com o açúcar e o amido de milho. Aqueça o leite em uma panela. Quando levantar fervura, desligue e jogue 1/3 dentro do líquido dentro do bowl. Misture para temperar as gemas com o leite quente e volte tudo ao fogo até engrossar. Retire do fogo e acrescente a baunilha e a manteiga. Cubra com filme plástico. Antes de usar, bata na batedeira.
Montagem: coloque alguns suspiros triturados no fundo da taça. Coloque o creme, os morangos cortados e o creme de leite batido em ponto de chantilly. Intercale novamente os ingredientes, repetindo apenas os morangos cortados por cima. Leva a geladeira por 3 horas.
Dicas:
Ao separar claras e gemas, tenha extremo cuidado, pois qualquer resquício de gema dentro da clara impedirá a clara de ficar em neve.
Recipientes de metal ou de vidro são as melhores opções para as clara sem neve, pois não acumulam sujidades como os de plástico.
Bata somente o essencial: o merengue deverá estar firme, brilhante e em picos. Bater em excesso poderá fazer suas claras desandarem.
Opcionalmente, podem-se adicionar sal, essências, saborizantes, corantes para dar um toque especial ao merengue.