Sorvete de Goiaba recheado com Goiabada e Gergelim
No Brasil, tanto a produção do queijo quanto da goiabada está ligada aos colonos portugueses. Assim que eles se instalaram em Minas Gerais, começou uma tentativa de produzir o queijo tradicional de seu país de origem. No entanto, em vez de leite de ovelha, como era comum em Portugal, os colonos fizeram uso do leite de vaca, originando assim o famoso queijo minas. Atualmente, o queijo minas é o maior produto da gastronomia do estado, tendo ganhado o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro.
Já a goiabada, que era produzida para conservar a fruta em forma de doce desde os tempos romanos, surgiu no Brasil para substituir o marmelo na fabricação da marmelada, sobremesa típica de Portugal. Assim como esta última, a goiabada também tem consistência firme e leva água e açúcar.
Não se sabe exatamente como a combinação da goiabada com queijo surgiu, mas acredita-se que tenha sido nos fartos cafés da tarde tomados em terras mineiras no período colonial, quando havia muitos ingredientes à mesa. Assim, era possível combinar esses ingredientes aparentemente distantes, dando origem à deliciosa iguaria. Ainda assim, aponta-se também que ela tenha influência de um país europeu. E não, não estamos falando de Portugal, e sim da… Bulgária! Quem diria, não é mesmo?
Fato é que o Romeu e Julieta tornou-se um clássico da culinária mineira, podendo ser experimentado nas cidades do roteiro entre Serras, em especial na cidade de Barão de Cocais. Mais ainda, a receita se espalhou pelo Brasil, sendo consumida nas várias regiões do país e por todas as classes sociais — o que, inevitavelmente, fez a receita variar um pouco ao longo do tempo.
Geralmente, o Romeu e Julieta leva goiabada de barra e queijo tipo minas. Porém, é possível brincar com os dois ingredientes, variando o sabor sem perder a química dessa mistura impecável.
E brincando nessa variações que hoje trazemos essa deliciosa e extraordinária receita de Pablo Oazen, campeão do MasterChef Profissionais 2. Se delicie com esse maravilhoso Sorvete de Goiaba recheado com Goiabada e Gergelim!!!
Receita:
I) Sorvete de goiaba:
250 ml de água
250 g de açúcar
1 kg de goiaba
II) Recheio:
400 g de goiabada
1/2 xícara de água
1 colher de sopa de gergelim torrado
III) Cobertura:
200 g de chocolate branco
1 pitada de corante alimentício amarelo
1 colher (sopa) de óleo de coco
Modo de preparo:
Sorvete: tire a casca da goiaba, triture no liquidificador. Faça uma calda com 250 ml de água e 250 g de açúcar e adicione a mistura. Bata tudo. Ao final, coe. Coloque o sorvete em formas de meia esfera e leve ao congelador. Reserve.
Recheio: enquanto isso, faça um creme de goiabada. Derreta a goiabada com água até atingir uma textura cremosa. Em um recipiente, coloque esse creme e misture o gergelim torrado ao seu gosto.
Tire um pouco do interior do sorvete, recheie com creme de goiaba e feche as duas meias esferas. Guarde no congelador.
Cobertura: derreta o chocolate branco em banho maria, adicionando o óleo de coco e o corante alimentício amarelo para dar a cor da casca da goiaba. Quando estiver em torno de 40°, banhe rapidamente a bola de sorvete no chocolate branco. Quando gelar, vai formar uma casca. Coloque no congelador.
Montagem: no momento de servir, coloque uma Ora-pro-nóbis no topo para fazer a imitação da goiaba, e sirva com lascas de queijo de sua preferência.