Pão de Batata com Catupiry
Nem sempre é possível precisar a data de nascimento de uma receita, mas o Pão de Batata tem até certidão de nascimento comprovando que ele foi criado em 14 de janeiro de 1790, há mais de dois séculos.
Durante o caos provocado pela Revolução Francesa e da queda da Bastilha, o parlamento contratou o cientista francês Antoine-Augustin Parmentier, que recebeu a autorização para trabalhar uma fórmula de se preparar pão sem farinha de trigo ou de centeio.
Ele fez bem mais do que inventar o Pão de Batata. Anteriormente a este período, ele havia experimentado diversas formas de preparar o tubérculo para provar aos franceses que a batata não era venenosa. Preparou purês, fritou, cozinho, assou. Testou de todas as formas.
A gastronomia passou a partir destas contribuições, a viver uma nova historia. Boa parte do mundo deixou de passar fome. A descoberta deu nova dimensão a economia e valores étnicos. Transformou a agricultura alemã, deu nova qualidade calórica aos egípcios e elevou à China a maior produtora mundial da batata. Aos italianos propiciou a produção de nhoque, aos belgas, batatas fritas. Para os russos e polacos, base para a vodca, aos espanhóis, as tortilhas, aos portugueses o caldo verde e mais batatas nas bacalhoadas. Van Gogh pintou o quadro dos proletários reduzidos a condição de “comedores de batatas”. O Mestre Escoffier, publicou 60 receitas utilizando a iguaria. O Chef Ducasse divulgou uma fórmula esplendorosa para seu purê: 1/2 kg de batatas e 1/2 kg de manteiga.
E tantos outros mestres (chefs), que produziram, desenvolveram e brilharam com um ingrediente que em séculos passados na Europa, era simplesmente comida para porcos.
A gente não poderia ficar de fora dessa e trazemos essa fácil e deliciosa receita de Pão de Batata com Catupiry!!!
Receita:
3 batatas médias (cozidas e amassadas)
5 colheres (sopa) de manteiga
50 ml de leite morno
1 pacotinho (10 g) de fermento biológico seco
4 xícaras de farinha de trigo (pode variar para mais ou para menos, vá dosando e pare de colocar quando parar de grudar nas mãos)
3 colheres (sopa) de açúcar
1 ovo
1 colher (chá) de sal
Catupiry para rechear
1 gema de ovo para pincelar
Modo de preparo:
Em um bowl, acrescente todos os ingredientes e misture até formar uma massa lisa e homogênea, sovando até desgrudar das mãos.
Deixe-a descansar em um bowl, coberto por um pano de prato limpo, por cerca de 40 minutos. Divida em pequenas porções, abra com a palma das mãos e recheie com uma colher de chá de catupiry bem gelado. Feche-o como se fosse uma cestinha e boleie vagarosamente.
Leve a uma assadeira untada com um pouquinho de azeite, pincele gema por cima e leva ao forno pré-aquecido a 200º C por cerca de 40 minutos.