Tartellete Trufado com Praliné de Avelãs
Trufa é, além de chocolate, um fungo raro utilizado na alta gastronomia. Mas você conhece a história que une as duas versões?
As trufas de chocolate possuem diversos sabores e texturas. Mas você sabe por que essa delícia ganhou o nome de um fungo raro? Para explicar, precisamos ir até a origem dessa receita – e sua semelhança com a trufa negra, famosa na alta gastronomia.
Segundo a lenda, no século XIX, um confeiteiro austríaco errou ao fazer uma sobremesa achocolatada para um príncipe russo. Para não decepcionar os convidados, ele enrolou o chocolate e o polvilhou com cacau em pó. O doce ficou muito parecido com os fungos túberes, especialmente por conta do cacau – que lembra a terra que envolve as trufas recém-colhidas.
Já o hábito de cobrir as trufas com uma cobertura de chocolate (e não cacau em pó) surgiu para aumentar a durabilidade do doce. Sem a camada protetora, ele absorvia umidade e deteriorava mais rápido.
Agora que você conhece a história da trufa, que tal aproveitar e se deliciar com essa Tartellete Trufado com Praliné de Avelãs?! Confira essa receita!!!
Receita:
I) Massa
225 g de farinha de trigo
70 g de açúcar
80 g de farinha de amêndoa
20 g de cacau em pó
200 g de manteiga sem sal, derretida
II) Recheio
200 ml de creme de leite fresco
350 g de chocolate meio amargo
1 colher (chá) de Rum
III) Praliné:
120 g de avelãs
60 g de açúcar
Modo de preparo:
Massa: em um bowl, misture todos os ingredientes até obter uma passa homogênea. Pegue uma assadeira de fundo removível ou forminhas menores, como na foto acima, e espalhe a massa de uma maneira que não fique nem muito grossa e nem muito fina, fure com um garfo e leve a geladeira por 1 hora. Asse a 200ºC por 20 minutos, ou até estar bem dourada. Deixe-a esfriar.
Recheio: em um bowl, coloque o creme de leite e o chocolate meio amargo. Leve a banho maria até que a mistura fique homogênea. Ao fim, acrescente o rum e mexa novamente. Reserve
Praliné: em uma frigideira ou panela, torre as avelãs aos poucos. Após isso, jogue o açúcar até caramelizar. Despeje no papel manteiga untado com óleo. Bata, no processador, as avelãs caramelizadas, ainda mornas, até o ponto de uma farinha mais grossa.
Montagem: coloque a trufa dentro das tartelletes, faltando um pouco até a borda. Leve a geladeira por 3 horas. Cubra com o praliné e sirva.