Bomboloni
Você sabia que o método de fritar produtos no óleo está na história desde a antiga civilização romana? É o que eles chamavam de “Globi/globuli” . Eles usavam pequenas bolas de massa onde o queijo era acrescentado antes de cozinhá-las no óleo ou na banha derretida. Após fritá-las, essas bolas eram mergulhadas completamente no mel e salpicado com sementes de papoula.
Na Europa, durante a Idade Média, eles tinham os “Krapfens”, que era algo semelhante aos donuts de hoje. Eles eram dobrados como a letra “S”. No começo do século XVIII começaram a usar a mesma receita e vários tipos de frutas como recheio, assim como hoje.
Muitos países possuem sua própria versão de donuts: Os Krapfens austríacos, Beignet franceses, Churros espanhóis, Berliner alemães, Youtiao chineses, Bomboloni italianos, Olliebollen holandeses, Donuts americanos e muito mais.
E é assim, que hoje trazemos essa receita diretamente da Itália, recheados com o famoso Creme Pâtissière.
Confira essa receita maravilhosa e que é tudo de bom: Bomboloni!!!
Receita:
I) Massa:
500 g de farinha de trigo
80 g de açúcar
1 pacote de fermente biológico seco (10 g)
4 ovos
100 g de manteiga
1 colher (sopa) extrato baunilha
100 ml de água
1 colher (chá) de sal
II) Creme Pâtissière:
480 ml de leite
2 colheres (chá) extrato de baunilha
70 g de açúcar
40 g de amido de milho
4 gemas
15 g de manteiga sem sal
250 g de chocolate meio amargo (para o creme de chocolate)
Modo de preparo:
Massa: em uma batedeira planetária misture a farinha e o açúcar (de preferência peneirados), o fermento e o sal. Acrescente a manteiga, em temperatura ambiente, os ovos a água e a baunilha.
Bata na batedeira, em potência baixa, por 5 minutos. Para massa ficar perfeita, cubra com plástico filme e leve a geladeira por 12 horas. O crescimento lento, faz a massa ficar mais saborosa e com uma textura única.
Após esse tempo, abra a massa, em uma bancada enfarinhada, com 0,5 cm de espessura. Corte com o cortador (ou com a boca de um copo) e deixe crescer por mais 1 hora em uma assadeira enfarinhada e coberta com um pano.
Frite em óleo quente e deixe escorrer em uma assadeira forrada com papel tolha. Reserve-os.
Creme Pâtissière: em um bowl misture todas as gemas peneiradas com o açúcar e o amido de milho.
Aqueça o leite em uma panela. Quando levantar fervura, desligue e jogue 1/3 dentro do líquido dentro do bowl. Misture para temperar as gemas com o leite quente e volte tudo ao fogo até engrossar.
Retire do fogo e acrescente a baunilha e a manteiga. Cubra com filme plástico. Antes de usar, bata na batedeira.
Creme Pâtissière de Chocoate: após retirar do fogo e acrescentar a baunilha e a manteiga, acrescente também o cardamomo e o chocolate meio amargo bem picadinho (com o creme ainda quente). Cubra com filme plástico. Antes de usar, bata na batedeira.
Montagem: coloque os recheios em um saco de confeiteiro. Com um bico pitanga grande, preencha os Bombolonis até que fiquem bem recheados. Cubra com açúcar de confeiteiro peneirado e se delicie com essa maravilhosa receita!!!