Fondue de Queijo Minas com Batata Rústica e Bacon
A fondue (palavra feminina que significa fundido ou derretido) foi criada na Suíça em meio à Segunda Guerra Mundial.
O prato é historicamente associado à situação humilde de camponeses produtores de leite, que se aproveitavam restos de diferentes tipos de queijo. A mistura de queijos ficava no fogo até que derretesse, os camponeses, então, mergulhavam pedaços de pão no creme, enquanto borbulhava.
Foi assim criado um prato que atualmente é associado a um elevado grau de requinte e certo luxo em consequência do valor associado aos seus ingredientes. Com elevada busca em épocas frias, o prato é uma interessante opção para servir amigos em confraternizações.
A segunda guerra mundial popularizou a fondue por toda a Europa como uma refeição dos soldados suíços, mas a grande divulgação do prato ocorreu na década de 1950 quando restaurantes de Nova Iorque passam a servi-lo, a partir daí o mesmo vem ganhando diversas variações, de modo que hoje se observam opções como o fondue de chocolate, carne, camarão, e muitas outras, acredite, é possível encontrar receitas de fondue de bacalhau, paçoca e até uma variedade apontada como “vietnamita” (peixe e leite de coco temperados com molho agridoce).
Atualmente são encontradas preparações que utilizam desde os tradicionais queijos gruyére, emmental, gouda e vinho (ou ainda Kirschwasser alemã, resultante da destilação de suco fermentado de uma cereja negra) a receitas que se utilizam de alho, gorgonzola, brie, taleggio, reblochon, camembert e outros queijos, noz moscada, suco de limão, vodka, mostarda (condimento em pó), páprica entre muitos outros ingredientes.
E através dessas variações que trazemos esse fondue de queijo minas dentro do pão italiano acompanhado de batatas rústicas e bacon. Quer casamento melhor que esse???
Confira a receita de Fondue de Queijo Minas com Batata Rústica e Bacon!
Receita:
1 pão italiano
300 g de queijo minas padrão (peça)
3 batatas médias
100 g de bacon
Modo de preparo:
Corte a tampa do pão italiano, retire quase todo o miolo e reserve.
Coloque a peça de queijo minas padrão dentro do pão, até que esteja todo preenchido com o queijo e recoloque a tampa cortada anteriormente.
Embrulhe em papel alumínio e leve ao forno em 250ºC por 20 a 30 minutos.
Enquanto isso, lave e descasque as batatas. Corte-as em 4 partes (em formado de barquinho, como na foto), cozinhe-as e gratine-as no forno com sal e azeite, até que fiquem bem douradas.
Retire o pão do forno, desembrulhe e sirva-o, bem quente, com as batatas. Utilize o bacon cortado em cubinhos e bem fritinhos por cima das batatas.