Macaron
O Macaron é um doce francês feito à base de merengue, açúcar em pó, açúcar granulado, amêndoa em pó ou farinha de amêndoa e corante em gel. É comumente recheado com ganache, buttercream ou compota, entre as duas conchas, tendo surgido ao longo do tempo outras variações (salgadas, por exemplo).
Nascido na Itália, o Macaron se origina da palavra maccherone, que quer dizer massa fina. Pronuncia-se: macarrôn. No século XVI, o Macaron foi levado para a França pela corte de Catarina de Médicis e sua receita era mantida em segredo, atendendo apenas à nobreza.
As primeiras a fazer os biscoitinhos na França foram as irmãs do convento Saint-Sacrement, da cidade de Nancy. Após a revolução francesa, em 1789, as congregações religiosas passaram a produzir Macarons fora dos conventos.
Inicialmente servido como um pequeno biscoito fino, o Macaron recebeu a sua versão final no início do século XIX, quando o patisseur Pierre Desfontaines – da famosa Ladurée, de Paris – uniu os dois pequenos discos, colocando cremes especiais entre eles.
Assim, trouxemos toda tradição dessa maravilhosa receita, recheada de uma maravilhosa ganache de chocolate! Confira essa receita que sim, dá muito trabalho, mas que também vale muito a pena!
Receita:
330 g de glaçúcar
330 g de farinha de amêndoas
121 g de claras
330 g de açúcar refinado
82 g água mineral
121 g de claras
500 ml de creme de leite fresco
300 g de chocolate meio amargo
Corante alimentício em gel (a sua escolha)
Modo de preparo:
Misture o glaçúcar e a farinha de amêndoas num bowl ou um recipiente de inox grande, que facilite na hora de misturar os ingredientes com uma espátula de silicone.
Adicione as 121 g de claras a essa mistura de glaçúcar e amêndoas e faça uma pasta.
Coloque a outra 121g de claras num bowl da batedeira com o batedor de arame.
Combine a água e o açúcar em uma panela e leve ao fogo até atingir 118°C , comece a bater as claras na velocidade rápida quando a calda de açúcar atingir 110°C use um termômetro pois as temperaturas quando respeitadas influenciam muito no resultado final.
Quando atingir 118ºC adicione a calda nas claras já montadas para fazer um merengue italiano e continue a bater, com a ajuda do termômetro confira a temperatura e pare de bater quando atingir 50ºC está pronto para misturar com a pasta de amêndoas e glaçúcar. Coloque o corante até que fique da cor que desejar.
Use um bico redondo fazer os pingos de macarons com 3 a 4 cm de diâmetro sobre o papel-manteiga.
Pré aqueça o forno a 150°C deixe os macarons descansarem ao ar por uns 20 minutos antes de levar ao forno. Asse por aproximadamente 15 minutos, até que se crie uma casca. Retire do forno e deixe esfriar para então recheá-los.
Faça uma ganache firme com o creme de leite quente e o chocolate e recheie seus macarons. Se delicie com essa maravilhosa receita!!!