Soufflé de Goiabada
Por trás de tanta leveza temos um clássico da cozinha francesa, que se espalhou também por vários países do mundo. O sufflé desperta atenção por suas características e é sucesso garantido nos restaurantes.
Antonin Carême foi o primeiro a relatar suas experiências com o sufflé, isso no século 19. Hoje em dia, existem diversas receitas de suflê, seja salgado ou doce. O nome do prato significa “soprado”, fazendo referencia a característica principal do sufflé que é a sua leveza.
A clara em neve é a alma do sufflé, e por isso necessita de ser extremamente bem batida. Ela proporcionará leveza, volume e estrutura para impedir que o suflê desmonte ao sair do forno. Ao misturar a clara em neve com o creme bechamel, é importante ter cuidado, para não destruir as milhares bolhas de ar que foram criadas. O ideal é colocar sempre em recipientes pequenos, e controlar bem a temperatura do forno, pois uma queda forte de temperatura, fará com que o sufflé dê errado.
Simples, leve, e especialidade francesa, o sufflé ganhou diversas variações tamanho sucesso que fez ao longo dos tempos.
Nessa receita, trazemos o uma versão doce, com todo charme e sabor que a goiabada tem. Confira esse delicioso Soufflé de Goiabada!
Receita:
4 claras
250 g de goiabada cremosa (ou goiabada cascão levada ao fogo com água)
1 pitada de sal
Modo de preparo:
Se a goiabada estiver muito consistente leve ela ao fogo com ½ xícara de água e mexa até que ela tenha derretido completamente. Espere esfriar bem.
Bata as claras em neve e acrescente o sal quando as claras começarem a subir. Incorpore as claras na goiabada, aos poucos, mexendo delicadamente.
Unte forminhas de suflê com manteiga e açúcar e distribua a massa do suflê em 6 delas (coloque a massa em apenas ¾ das forminhas).
Leve ao forno pré-aquecido a 200°C por 8 minutos ou até dourar.