Croquete de Carne de Porco
A origem é holandesa, mas pode acreditar: não há lugar no mundo que não se tenha rendido ao croquete. Na Alemanha, ele é conhecido como krokretten e geralmente é feito de batata. Na Espanha, brilha entre os tradicionais tapas na versão croquetas de jamón – feito com aparas de presunto serrano. Mas é no Brasil que esse petisco ganhou as variações mais inusitadas, arrebatou o paladar e o coração muito além dos botecos e ganhou lugar de destaque no caderno de receitas de quem, como eu, ama a cozinha.
Conta a história que um padeiro holandês, em 1909, depois de passar algum tempo na França, voltou com a ideia de incrementar aos salgados recheios diferentes daqueles que os franceses usavam em seus croquettes, nome dado por conta de sua característica crocante.
O sabor que se qualificou como especial foi com um recheio que levava carne desfiada e que deu origem ao atual kroket de carne.
Tão popular no Brasil e aliando essa típica comida de boteco a uma das carnes mais consumidas no país, além da inspiração do Chef Jefferson Rueda, trazemos essa diferente e deliciosa receita!
Confira como é fácil e prático fazer essa releitura de um dos salgados mais consumidos nos botecos do país a fora: Croquete de Carne de Porco!!!
Receita:
I) Massa:
1 xícara de leite
1/4 de xícara de farinha de trigo
2 ovos e 1/2 xícara de farinha de rosca (para empanar)
II) Recheio:
500 g de pernil de porco
2 colheres de molho de mostarda
150 ml de shoyu
Noz Moscada a gosto
Cominho a Gosto
Sal a gosto
1 colher (chá) de canela em pó
3 colheres (sopa) de açúcar
5 colheres (sopa) de óleo de girassol
Modo de preparo:
Recheio: faça uma marinada com o pernil, mostarda, shoyu, noz moscada, cominho, sal e a canela. Deixe descansar por 1 hora.
Aqueça a panela de pressão com o óleo de girassol e o açúcar. Quando começar a caramelizar, sele a carne por cerca de 7 minutos de cada lado. Jogue toda marinada na panela de pressão, feche-a e deixe-a na pressão (em fogo baixo) por 45 minutos ou ate a carne estar bem macia. Desfie ainda quente e use-a para o recheio.
Massa: aqueça uma frigideira com um pouco de azeite. Coloque o pernil desfiado e refogue-o com um pouco do molho da própria carne que sobrou na panela de pressão, abaixe o fogo.
Em uma tigela, bata o leite com a farinha de trigo, vá adicionando, aos poucos, essa mistura a carne refogada até obter uma massa de consistência firme, porém ainda úmida. Retire do fogo, transfira para um prato e deixe esfriar.
Com a ajuda de uma colher, pegue uma porção da massa, faça bolinhas, passe pelo ovo e depois pela farinha de rosca. Se quiser dar um toque diferente, acrescente um pouco de parmesão ralado à farinha de rosca. Aqueça uma panela com óleo suficiente para imergi-los. frite-os e sirva ainda quente essa maravilhosa receita