Como Fazer um Bolo Perfeito
Pegue farinha, ovos, açúcar e algum tipo de gordura. Misture bem, junte frutas, suco, ou castanhas. Leve ao forno e em alguns minutos terá uma fatia deliciosa para acompanhar o refrigerante, o chá ou o cafezinho.
Assim, parece simples preparar um bolo dourado por fora, fofinho e aerado por dentro. E é: fazer o bolo perfeito, nem requer tanta habilidade. Basta ter à mão ingredientes de qualidade e seguir a receita com precisão.
O que temos que ter muito claro é, qualidade é tudo na cozinha! Faz toda a diferença. O sabor, textura, maciez tudo interfere quando o produto é de qualidade. Então o chavão: "O barato sai caro" é super pertinente na culinária!
Mas se mesmo utilizando produtos de qualidade e seguindo a receita arrisca você tem o dom de fazer algo errado, acompanhe algumas dicas para preparar aquele bolo gostoso, seja para comer no fim da tarde com café ou como sobremesa.
Separamos algumas dicas para o bolo perfeito que irão ajudar na hora do preparo. Confira:
- Faça o mise en place da receita (separe todos os ingredientes nas quantidades que serão utilizadas).
- Unte as formas antes de começar a bater o bolo para que o processo ocorra de uma só vez e a massa não fique “esperando” na tigela. Geralmente unto com óleo (tirando o excesso com um papel toalha) e salpicando com farinha ou açúcar ou cacau. A minha preferência para esse processo é o açúcar.
- Formas de alumínio são as mais adequadas e mais utilizadas. Evite utilizar formas de silicone ou teflon. Elas esquentam demais e queimam o bolo por fora antes de estar pronto.
- Especialistas no assunto indicam utilizar ingredientes em temperatura ambiente. Como moro em uma cidade bem quente, dificilmente uso esse processo, não tendo problemas quanto a isso.
- Utilize sempre que possível uma balança. Caso a receita esteja em xícaras, utilize sempre uma xícara medidora.
- Pré aqueça o forno antes de começar a fazer a receita. O forno já aquecido na temperatura de cozimento (180 graus) é primordial para que o fermento seja ativado e o bolo cresça da forma correta.
- Temperaturas muito baixas deixam o bolo solado e muito altas queimam a massa por fora e deixam o bolo cru no meio. A temperatura de forno para bolos é 180 a 200 graus.
- Peneire todos os ingredientes secos antes. Se der, faça isso 2 vezes. Isso deixará os ingredientes secos, mais leve, aerado. A farinha absorve umidade, dessa forma, pode criar grumos, que devem ser eliminados. Caso contrário, na hora que entrarem em contato com os líquidos, ficarão encapsulados e nada poderá dissolvê-los.
- Ovos!!! Dê preferência aos grandes, ou chamados tamanho Extra, Jumbo. Faz toda a diferença no bolo. Os ovos servem para estruturar o bolo, dar leveza e liga aos ingredientes. Importante: quebre um ovo de cada vez, e ponha um de cada vez na tigela. Se porventura um ovo estiver podre, você não perde todos os demais ingredientes.
- Massa: eu JAMAIS bato bolo no liquidificador. Pra mim, lugar de bolo é na batedeira!!! Para deixa-lo bem fofo, procuro sempre bater as claras em neve, depois acrescentar as gemas e o óleo, deixando bater (em velocidade média) por cerca de 10 minutos, para a massa ficar bem aerada. Após esse tempo, misturo, delicadamente, com a ajuda de uma espátula, fuê ou "pão duro", os secos alternando com o líquido principal da receita (água, suco, leite). Quando a base do bolo vai manteiga, faço o mesmo processo, deixando-o bater juntamente com os ovos pelo mesmo tempo indicado acima.
- Fermento: como em qualquer outro ingrediente, no fermento a validade é a primeira coisa na qual se deve prestar atenção. Para fazer bolos, o ideal é usar fermento em pó. Na maioria das vezes, ele é o último ingrediente a ser adicionado à massa, já que assim que é misturado aos líquidos, começa a agir.
- Forma: Cada receita pede um tamanho de forma. Por isso, antes de escolher a sua, verifique a quantidade de ingredientes da receita escolhida. Por exemplo: se você tiver uma receita que leva 3 xícaras de farinha, 2 xícaras de açúcar e 5 ovos, você vai precisar de uma forma grande. Se utilizar uma pequena, a massa poderá transbordar. Se ao contrário, usar menos quantidade de ingredientes e usar uma forma muito grande, o bolo pode ficar muito fino.
- O tempo de assamento varia de acordo com o tamanho da forma, mas em média, 35 minutos. Não abra o forno com menos 20 minutos de cozimento!!! O ar frio que entra compromete a ação do fermento e o bolo pode solar.
- Asse o bolo sempre na parte central do forno convencional. Para saber se o bolo assou, dê uma leve pressionada com o dedo, a massa deve estar firme. Só faça o teste do palitinho próximo a parte final de cozimento (sempre utilizo essa técnica sem problemas).
- Quando retirar o bolo do forno coloque-o sobre o fogão. Apoiá-lo em superfícies frias pode fazer a massa murchar. Se deixar ele esfriar dentro do forno pode ressecar, pois continuará cozinhando enquanto tiver calor dentro do forno.
- Espere sempre o bolo estar em temperatura morna para desenformar. Caso contrário o bolo pode quebrar. O mesmo vale para quando cortamos o bolo ao meio. Vire a assadeira de forma rápida em cima do recipiente que será servido o bolo.