Tartellete de Chocolate com Laranja Confitada
O Confit é uma forma muito antiga de preservar comida e teve origem em França. Obtém-se preparando um alimento mergulhando-o noutra substância (azeite, gordura de pato, água e açúcar..) de modo a preservá-lo e dar-lhe sabor.
Chocolate e laranja são impecáveis quando estão juntos. Nessas tortinhas, a combinação ganha um toque de elegância graças à apresentação individual com pedaços de laranja confitada sobre o recheio cremoso do chocolate meio amargo.
Se quiser impressionar alguém, não hesite em preparar a receita a seguir – ela é capaz de arregalar muitos olhos e despertar desejos irreparáveis por doce.
Confira essa extraordinária e maravilhosa receita de Tartellete de Chocolate com Laranja Confitada!!!
Receita:
I) Base de chocolate e avelã
150 g de bolacha sem recheio
50 g avelãs tostadas e sem pele
2 colheres (sopa) de cacau em pó
100 g de manteiga sem sal
II) Ganache de chocolate com laranja
230 g chocolate meio amargo
1 xícara (chá) de creme de leite
Raspas e suco de 1 laranja bahia
III) Laranjas confitadas
9 xícaras (chá) de água
4 xícaras (chá) açúcar
2 laranjas bahia
*medida da xícara: 240 ml
Modo de preparo:
Laranja confitada: o ideal é começar essa receita pelas laranjas confitadas. Para a primeira calda, misture 3 xícaras de água com 1 xícara de açúcar e leve ao fogo para ferver. Em seguida, fatie as laranjas em rodelas de 0,5 cm de espessura. Adicione-as à calda e ferva por 10 minutos. Depois, retire as fatias de laranja delicadamente e reserve-as. Jogue a calda fora, lave a panela e prepare a segunda calda. Na panela, misture mais 3 xícaras de água com 1 xícara de açúcar. Quando ferver, adicione as fatias de laranja e ferva por mais 10 minutos. Retire as fatias de laranja com muita delicadeza e reserve. Faça a última calda: na panela, misture 3 xícaras de água com 2 xícaras de açúcar; quando ferver, adicione as fatias de laranja e deixe ferver por 25 minutos ou até que as cascas estejam translúcidas. Reserve.
Base de chocolate e avelã: processe os biscoitos com o cacau e as avelãs tostadas e sem a pele. Adicione a manteiga derretida e processe novamente. Arrume a massa em forminhas de 10 cm de diâmetro e pressione bem para compactar. (Dica 1: usei cerca de 3 colheres de sobremesa em cada forminha. Dica 2: se as suas forminhas não tiverem fundo removível, leve-as ao congelador até que a massa congele por completo – isso facilita muito na hora de desenformar.)
Ganache de chocolate com laranja: derreta o chocolate em banho-maria junto com o creme de leite, as raspas de laranja e o suco. Quando a mistura estiver homogênea, transfira para um saco de confeitar ou utilize uma concha para rechear as forminhas. Leve à geladeira por no mínimo 4 horas antes de servir.
Montagem: na hora de servir, retire as tortinhas da geladeira e decore o topo de cada uma com uma fatia de laranja. Se a laranja estiver com muita calda, tire o excesso com um papel toalha. Agora é só aproveitar!