Honeycomb de Gianduia
Gianduia é o nome dado pelos Piemonteses para a mistura de chocolate com pasta de avelãs. A receita veio de Turin, na Itália, onde a Gianduia é produzida desde 1600.
“Depois que Piemonte foi conquistada por Napoleão, e o abastecimento de cacau ficou escasso, os chocolatiers começaram a adicionar avelãs, que crescem abundantes na região, ao chocolate, e o gianduja nasceu”, explica a viajante Kathy, do site FoodLoversOdissey.
A princípio, usada pelos piemonteses como alimento energético, passou depois para guloseima na forma de bombom com inúmeras variações. Vários formuladores de bombons usam esse nome para dar um suspense no bombom e deixá-lo misterioso. O avelã é usado junto ao chocolate porque ele nos traz fibras, e o melhor de tudo é que podemos apreciar um pouco da culinária italiana e conhecer alguma de suas belas invenções.
A gianduia é a prova de que a vida merece ser aproveitada e, junto com a base crocante de honeycomb, um caramelo diferentão à base de mel, tudo fica ainda mais perfeito.
Por isso trazemos essa deliciosa torta de Honeycomb de Gianduia!!!
Receita:
I) Honeycomb
200 g de avelãs
200 g de açúcar
5 colheres (sopa) de mel
2 colheres (chá) de bicarbonado de sódio
II) Creme de Gianduia
200 g de avelãs
7 colheres (sopa) de óleo de avelã (pode usar o de girassol ou outro óleo natural - não use óleo de coco ou manteiga)
280 g de chocolate meio amargo derretido
200 g de chocolate ao leite derretido
Modo de preparo:
Honeycomb: toste as avelãs em forno pré aquecido a 220˚C por aproximadamente 10 minutos. Retire do forno e esfregue-as em um pano de prato para retirar o máximo possível da pele. Quando as avelãs estiverem completamente frias, processe-as ligeiramente.
Em seguida, junte o açúcar e o mel em uma frigideira e leve ao fogo médio até obter uma mistura de cor âmbar. Adicione as avelãs ao honeycomb e também o bicarbonato de sódio. Misture bem.
DICA: Seja rápida porque o caramelo endurece logo!
Despeje o caramelo em uma forma de fundo falso previamente untada com manteiga. Ajeite as bordinhas do honeycomb com uma faca enquanto ele ainda está quente.
Creme de Gianduia: repita o mesmo processo das avelãs: toste-as em forno pré aquecido a 220˚C por aproximadamente 10 minutos, depois retire do forno e esfregue-as em um pano de prato para retirar o máximo possível da pele. Processe as avelãs enquanto estão quentes até obter uma pasta oleosa.
DICA: Calma, esse processo leva tempo. No mínimo uns 15 minutos.
Desligue o processador e adicione o óleo e os chocolates derretidos. Processe até ficar homogêneo. Despeje o creme de gianduia sobre o honeycomb e dê leves batidinhas para alisar.
Leve à geladeira até gelar por completo. Com a torta fria, despeje os 150 gramas de chocolate amargo derretido com a manteiga sobre a torta, alisando bem. Leve à geladeira novamente.
Desenforme a torta com a ajuda de um maçarico ou esquente as bordas rapidamente na boca do fogão. Decore a torta fazendo “riscos" de chocolate derretido.