Sorvetão aka Gelado Paulista
O sorvete surgiu na China, há mais ou menos 4.000 anos, quando uma sobremesa à base de leite e arroz foi congelada na neve. A delícia ganhou fama e se espalhou rápido, mas apenas entre os nobres, pois leite era uma mercadoria cara naquela época. Além disso, era preciso conservar a neve até o verão, usando câmaras frigoríficas subterrâneas (lembrem-se que ainda não existia geladeira naqueles tempos!).
Em 1271, o veneziano Marco Polo viajou para a China e encontrou uma grande variedade de cremes congelados de frutas. Essas receitas foram com ele para a Itália e ficaram por lá até meados do século 16, quando Buontalenti, um cozinheiro da Rainha Catarina de Médici, introduziu a sobremesa na corte francesa. Em 1670, o siciliano Francisco Procópio abriu em Paris um café que vendia sorvetes: nascia ali a primeira sorveteria da história. O sucesso foi tão grande que, seis anos depois, havia mais de 250 fabricantes de sorvete na capital francesa!
Em 1770, o italiano Giovanni Bosio levou o sorvete para os Estados Unidos e conquistou o paladar dos norte-americanos. Foi nesse país que, no final do século XIX, surgiu o sundae, a banana split e o ice cream soda, que fazem sucesso até hoje e são ícones da cultura do país. Em 1904 surgiu o sorvete de casquinha. E no ano seguinte, na Itália, surgiu o picolé, inventado sem querer por um menino de 11 anos que esqueceu no quintal um copo de refresco com uma colher dentro durante uma noite de inverno!
Aqui no Brasil, os cariocas foram os primeiros a experimentar a delícia gelada. Como aqui não tinha neve, foram importadas 217 toneladas de gelo, conservadas envoltas em serragem e enterradas em grandes covas, durando por 4 a 5 meses. Como não dava para conservar o sorvete gelado, as sorveterias anunciavam a hora certa de tomá-lo.
É viajando por essa gélida e deliciosa história que trazemos essa maravilhosa receita de Sorvetão!!!
Receita:
I) Calda de chocolate:
4 colheres de sopa de chocolate em pó
9 colheres de sopa de água
II) Sorvete:
3 gemas
3 claras
Uma pitada de sal
1/2 colher de sopa de amido de milho
1 lata de leite condensado
2 medidas da lata de leite condensado de leite integral
5 colheres de sopa de açúcar
1 lata de creme de leite sem o soro
Modo de preparo:
Calda: em uma panela, junte o chocolate em pó e a água. Leve ao fogo e assim que ferver, jogue a calda no fundo da forma em que você fará o sorvetão.
Sorvete: leve as gemas, o sal, o amido de milho, o leite condensado e o leite ao fogo. Deixe cozinhar por 15 minutos até engrossar levemente. A consistência ideal é um “mingau ralo”.
Bata as claras em neve com o açúcar e em seguida acrescente o creme de leite. Acrescente a mistura das claras ao creme de leite condensado, depois coloque na forma.
Leve ao congelador por no mínimo 4 horas. Quando quiser servir, aqueça a forma na boca do fogão para ajudar a desenformar.