Focaccia com Alecrim
“A focaccia é típica da região da Ligúria e é apresentada em duas versões: al formaggio e salata. A primeira, característica da cidade de Recco, tem massa fina e crocante, não é fermentada e é recheada de queijo cremoso chamado stracchino. A segunda é mais alta – tem cerca de dois centímetros –, crocante por fora e macia por dentro e leva apenas sal grosso e alecrim na cobertura.”
A explicação é de Carlos Bertolazzi, chef do Zena Caffè, restaurante em São Paulo inspirado na culinária liguriana e que faz algumas das melhores focaccias encontradas no Brasil – com cebola roxa ou azeitona, molho de tomate e queijo ou recheadas de funghi e legumes grelhados.
“Algumas regiões têm outras receitas. A de batata, da Puglia, não é tão famosa quanto a prima lígure”, afirma Bertolazzi. Fato é que, talvez pelo fato de permitir as mais variadas combinações, este tipo de pão tem aparecido com frequência cada vez maior nos cardápios do país. O único princípio que deve ser respeitado, explica o chef, é a base da receita tradicional.
“Antes de sair inventando, é importante conhecer a tipicidade de cada região". A partir daí, coberturas e recheios podem ficar a cargo da criatividade do cozinheiro.
Sem muito rodeio ou invenções, trazemos a versão clássica e deliciosa da Focaccia de Alecrim!!! Confira!!!
Receita:
280 ml de água
1 colher (sopa) de fermento biológico seco
3 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de sal
1/2 xícara (chá) de azeite para a massa e mais um fio para regar por cima
500 g de farinha de trigo
Modo de preparo:
Primeiro misture o açúcar, o fermento a água morna e 4 colheres (sopa) de farinha de trigo (que você retira da quantidade total indicada). Deixe descansar por 10 minutos.
Agora junte o azeite e o sal e vá adicionando a farinha aos poucos. O ponto correto da massa é levemente pegajosa. Deixe a massa crescer coberta com um pano por 20 minutos, mas se onde vc mora não estiver quente o suficiente esse tempo pode dobrar.
Unte a forma com azeite, ajeite a massa no fundo e deixe descansar novamente por 15 minutos. Faça furinhos usando a ponta dos dedos, espete um raminho de alecrim em cada orifício, salpique sal grosso e regue com azeite. Leve ao forno pré aquecido em 200º C por aproximadamente 35 minutos, ou até dourar a superfície.