Estrela de Nutella
Uma das marcas mais fortes do poderoso grupo italiano Ferrero surgiu no ano de 1944 na Itália do pós-guerra como uma “Pasta de Gianduja”, feita à base de avelã, produzida pela primeira vez nos fundos de uma pequena confeitaria na cidade de Alba, região de Piemonte, em um período onde a escassez de dinheiro não permitia as pessoas gastarem muito para comprar doces. E essa grande ideia começou em virtude das restrições em decorrência da Segunda Guerra Mundial.
Como forma de minimizar essa escassez o confeiteiro Pietro Ferrero, com a ajuda de sua mulher Piera, misturou a base do chocolate gianduia (gianduitto, produto típico da região de Piemonte, uma mistura de chocolate e avelãs) com manteiga de cacau, que depois de resfriada em uma superfície retangular, se transformou em uma massa sólida possível de ser cortada em pedaços, criando assim um alimento com alto teor nutricional para substituir o chocolate, que na época havia se tornado um produto de luxo devido ao preço extremamente caro.
O novo produto era utilizado para passar no pão, muito apreciado nos cafés da manhã e comercializado como uma massa sólida, inicialmente em tabletes.
Somente no ano de 1964 o produto passou a se chamar oficialmente NUTELLA (derivado da palavra inglesa nut, que significa nozes, e do italiano nociolli, avelã), um nome fácil de lembrar e delicioso de pensar.
E é com base nessa deliciosa pasta de avelãs que trazemos essa maravilhosa e linda receita de Estrela de Nutella!!! Confira!!!
Receita:
500 g de farinha de trigo
2 ovos
8 colheres (sopa) de açúcar
100 g de manteiga
180 ml de leite morno
1 pacotinho de fermento biológico (10 g)
350 g de nutella
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes secos. Acrescente os ovos, a manteiga em temperatura ambiente e o leite morno.
Sove a massa até que fique homogênea. Deixe-a descansar por 1 hora.
Abra 4 discos de massa (formato de um prato). Intercale-as com o recheio e corte-a em formato de sol (com ajuda de um copo no centro).
Leve-a a uma assadeira untada e deixe-a crescer por mais 30 minutos. Pincele uma gema e leve ao forno 200º C até dourar.