Bão de Stilton (Pão Chinês) - Chef's Table
Desde de 2015, está disponível na Netflix, a série Chef's Table, que dá a alta culinária o devido status de arte. Dirigido pelo cineasta David Gelb, o projeto usa uma linguagem visual primorosa para entrar na mente criativa, na cozinha de vanguarda e na história pessoal dos mais brilhantes Chefs do mundo.
Na primeira temporada, Massimo Bottura (da Osteria Francescana, em Módena, Itália), Dan Barber (dos restaurantes Blue Hill, em Stone Barns e Nova York), Francis Mallmann (do El Restaurante Patagonia Sur, em Buenos Aires), Niki Nakayama (do N/Naka, em Los Angeles), Ben Shewry (do Attica, em Melbourne, Austrália) e Magnus Nilsson (do Fäviken, em Järpen, Suécia) fizeram parte da série.
A segunda temporada trouxe um brasileiro como protagonista de um episódio. O trabalho e o universo de Alex Atala, chef-proprietário do D.O.M e do Dalva e Dito, são retratados com direito a viagens à Amazônia, cenas de pesca e bastidores na cozinha. Além de Atala, também estão na segunda temporada o mexicano Enrique Olvera (do Pujol, Cidade do México), Grant Achatz (Alinea, Chicago), Ana Roš (Hiša Franko, Eslovênia), Dominique Crenn (Atelier Crenn, São Francisco) e Gaggan Anand (Gaggan, Bancoc).
Já a terceira temporada, Jeong Kwan (Baekyasa Temple, Coreia do Sul), Vladimir Muhkin (White Rabbit, Moscovo, Rússia), Tim Raue (Restaurant Tim Raue, Berlim, Alemanha), Virgilio Martinez, (Central, Lima, Perú), Ivan Orkin (Ivan Ramen, Nova Iorque, EUA) e Nancy Silverton (Osteria Mozza, Los Angeles, EUA) são os protagonistas.
Além das 3 temporadas, em 2016 a Netflix lançou um especial Chef's Table França. O formato permaneceu o mesmo, mas com 04 episódios dedicados para cada um dos chefs e seus restaurantes. Sendo eles: Alain Passard (L’Arpege, três estrelas Michelin), Michel Troisgros (La Maison Troisgros, três estrelas Michelin - ele é filho de Pierre Troigros, logo, irmão do Claude Troisgros), Alexandre Couillon (La Marine, duas estrelas Michelin) e Adeline Grattard (Yam’Tcha, uma estrela Michelin).
No terceiro episódio, de Adeline Grattard, ela apresenta seu restaurante franco-chinês parisiense Yam'Tcha. Justamente nesse capítulo a chef apresenta essa deliciosa receita que me deu água na boca e que é pra lá de sensacional!!! Confira esse delicioso Bão de Stilton (Pão Chinês)!!!
Receita:
I) Massa:
240 ml de água morna
10 g de fermento biológico
5 g de açúcar
350 g de farinha de trigo
7 g de sal
15 ml óleo de girassol
II) Recheio:
500 g de pernil de porco
2 colheres de molho de mostarda
150 ml de shoyu
Noz Moscada a gosto
Cominho a Gosto
Sal a gosto
1 colher (chá) de canela em pó
3 colheres (sopa) de açúcar
5 colheres (sopa) de óleo de girassol
Modo de preparo:
Recheio: faça uma marinada com o pernil, mostarda, shoyu, noz moscada, cominho, sal e a canela. Deixe descansar por 1 hora.
Aqueça a panela de pressão com o óleo de girassol e o açúcar. Quando começar a caramelizar, sele a carne por cerca de 7 minutos de cada lado. Jogue toda marinada na panela de pressão, feche-a e deixe-a na pressão (em fogo baixo) por 45 minutos ou ate a carne estar bem macia. Desfie ainda quente e use-a para o recheio.
Massa: misture todos os ingredientes em um bowl até a massar ficar bem homogênea. Sove por 10 minutos. Deixe crescer por 1 hora.
Abra a massa em bancada enfarinhada dividindo em 2 porções. Faça um rolo com cada porção e divida em 4 partes. Abra ligeiramente com a mão, recheie, boleie e faça uma trouxinha com a massa.
Corte pequenos pedaços de papel manteiga, untado com um pouco de óleo, e leve ao vapor por aproximadamente 15 minutos. Após isso, asse até dourar.
Obs.: para o vapor, coloquei os pãezinhos em cima de um escorredor de macarrão, colocando-o em cima de uma panela menor com água em fogo baixo (para que não haja contato entre os furinhos do escorredor e a água quente).