Meatballs Sub
Nas famílias italianas, polpetta e polpettone são exemplares daquela comida caseira, onde cada família, à sua maneira, guarda uma tradição de preparo. Quase sempre, claro, achando sua receita a mais correta, como eram feitas por “mammas” e “nonnas”, ao longo das gerações.
De origem, os primeiros registros do prato na literatura datam para o século XV e parecem ter surgido para aproveitar sobras de carne (vitelo, boi, porco e as que mais tivessem à mão) e que adicionadas de ervas, especiarias e pão amanhecido, garantiam uma refeição substanciosa.
Como é bem característico em toda a Itália e seus arraigados regionalismos territoriais, as receitas foram ganhando personalidades locais.
Além das personalidades locais, as polpettas, ou almôndegas, ganharam o mundo chegando até os EUA, ganhando uma nova roupagem e novos sabores.
Assim, surgiu um sanduíche recheado de almôndegas (o que um pouco estranho), mas o Meatball Sandwich, ou Meatball Sub é extremamente popular nos Estados Unidos. Pão recheado com almôndegas (meatballs) cobertas por um molho vermelho, podendo também incluir queijo, de preferência mussarela ou parmesão.
E é através de toda essa história, que hoje trazemos essa deliciosa receita de Meatballs Sub!
Receita:
I) Almôndegas:
500 g de carne moída (usei coxão mole)
50 g de farinha de rosca
2 colheres (sopa) de molho de mostarda
1 colher (sopa) de salsinha picada finamente
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1 colher (sopa) de cebola bem picadinha
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 ovo
1 colher (café) de noz-moscada
1 colher (café) de cominho em pó
1 colher (café) de sal
II) Molho:
1 lata de tomate pelado
Manjericão fresco
Sal e noz moscada a gosto
Modo de preparo:
Almôndegas: em um bowl, misture a carne, mostarda, salsinha, parmesão, cebola, azeite, noz moscada, cominho e o sal. Misture bem toda a carne com os temperos.
Após isso, acrescente o ovo e a farinha de rosca, pois são eles que darão estrutura as almôndegas. Leve a geladeira por 30 min. Boleie e frite em uma frigideira alta com um poco de azeite até que fiquem bem douradas. Reserve.
Molho: no liquidificador, coloque a lata de tomate pelado, as folhas de manjericão, sal e noz moscada a gosto. Use a função pulsar, e bata os tomates rapidamente por 2 a 3 segundos, para que fiquem mais "pedaçudos" e saborosos. Despeje o conteúdo em uma panela, e apure o molho por 5 minutos em fogo médio.
Montagem: pegue uma assadeira e forre-a com um pouco do molho, coloque as almôndegas por cima, cubra com o restante do molho e parmesão ralado. Leve ao forno a 200ºC até que o queijo tenha derretido.
Abra uma baguete, colegue algumas almôndegas juntamente com o molho do fundo da assadeira e decore com algumas folhas de manjericão. Delicie-se com esse maravilhoso sanduíche!!!