Torta de Romã
Originária do Oriente Médio e da Ásia Menor, a romã é o fruto da romãzeira. A fruta é do grupo das punicáceas e possui uma polpa comestível, além de pequenas sementes. Conhecida desde a Antiguidade, a romã passou a ser domesticada no Irã por volta de 2000 a.C. Os fenícios levaram a fruta para as regiões próximas ao Mar Mediterrâneo. No Brasil, a romã chegou através dos portugueses.
A romã possui uma importância histórica grande, uma vez que fez parte do contexto cultural de muitos povos. Para os gregos, a fruta era um símbolo da fecundidade, tendo inclusive, sido consagrada à deusa do amor e da beleza, Afrodite. Para os judeus, a fruta simbolizava a esperança de que o ano novo que se iniciava, seria melhor do que o que se passara. Em Roma, era um símbolo da ordem e riqueza.
As capacidades medicinais da fruta já eram conhecidas desde a antiguidade. Sabe-se que a romã é uma fruta oxidante, mineralizante e refrescante. O chá produzido pelas cascas do fruto é eficaz contra infecções de garganta.
Existem dois tipos de romãs. A romã amarela possui uma grande quantidade de sementes e um pequeno mesocarpo (parte carnosa). Já a vermelha possui um pequeno número de sementes e uma grossa camada carnosa, sendo, portanto, o tipo mais vendido em supermercados, feiras, etc.
E aproveitando toda versatilidade, sabores e texturas, que trazemos essa deliciosa receita que leva Romã e Chocolate. Confira!!!
Receita:
I) Massa
225 g de farinha de trigo
70 g de açúcar
80 g de farinha de amêndoa
20 g de cacau em pó
200 g de manteiga sem sal, derretida
II) Recheio
300 g de creme de leite fresco
Suco de uma romã
450 g de chocolate meio amargo
Sementes de uma romã (para misturar no ganache)
Sementes de duas romãs (para decorar)
Modo de preparo:
Massa: em um bowl, misture todos os ingredientes até obter uma passa homogênea. Despeje a massa em uma forma, de fundo removível, em uma assadeira de 22cm, fure com um garfo e leve a geladeira por 1 hora. Asse a 200ºC por 20 minutos, ou até estar bem dourada. Deixe-a esfriar.
Recheio: em uma panela, aqueça o creme de leite com o suco de romã (corte uma romã ao meio, e bata em seu fundo em cima de um bowl com uma peneira, assim separará o suco das sementes, sem "machuca-las"). Após ferver a mistura, jogue em cima do chocolate picado. Abafe por 1 minuto e misture até obter uma creme homogêneo.
Misture as sementes de romã na ganache, despeje em cima da massa assada e efeite com mais sementes de romã por cima. Leve a geladeira por 4 horas e se delicie com essa mistura incrível de sabores e textura.