Kibe Árabe
Cru, assado ou frito? Não importa a forma essa delícia conquistou o mundo.
O Kibe teve sua origem no Mediterrâneo e no Iraque. No início ele era uma comida típica das classes menos favorecidas, pois a carne era misturada ao trigo para render e poder alimentar toda a família.
Antes o kibe era chamado de bolinho de carne, ele era temperado, misturado com trigo e aí sim consumido. Nome kibe deriva de kubbeh que em árabe significa bola.
Esse prato só chegou no Brasil graças as mãos dos imigrantes libaneses que vieram para cá e incorporaram essa receita tipicamente árabe em nosso país. Hoje ele é super famoso e muito consumido no mundo todo. Com o tempo passando novas receitas foram criadas a partir do tradicional kibe feito na época apenas de carne e trigo, muitos já incorporaram o queijo, o catupiry, o presunto e outros ingredientes.
Que tal fazer e provar o típico e tradicional Kibe Árabe? Confira nossa receita!
Receita:
500 g de trigo para kibe
500 g de carne moída (de sua preferência)
Cebola a gosto
Cheiro-verde a gosto
Hortelã a gosto
Sal, noz moscada, cominho em pó a gosto
Modo de preparo:
Em uma vasilha coloque todo o trigo e deixe de molho em água filtrada por 1 hora. Após esse tempo, escorra-o tirando toda água excedente. Reserve.
No processador, coloque a cebola, o cheiro verde e o hortelã. Bata até que fique tudo bem triturado.
Em um bowl, misture a carne moída, o trigo, os temperos processados além do sal, noz moscada, cominho e outras especiarias de sua preferência. Após misturar bem, processe, aos poucos, essa mistura para que a massa fique bem homogênea.
Boleie os kibes e frite-os em óleo quente. Se preferir, pode rechear com catupiry, queijo mineiro, ou outro de sua preferência.