Sanguinaccio Dolce
O Sanguinaccio Dolce é um doce tipicamente italiano, principalmente das regiões da Calabria, Campania e Nápoles. Essa iguaria tem como principal base um creme de chocolate meio amargo derretido. Porém, em algumas aldeias italianas, esse creme de chocolate é misturado com sangue de porco recém abatido. Hoje, quase não há mais a utilização desse ingrediente na receita do Sanguinaccio, devido, principalmente, a proibição da comercialização do sangue suíno.
Essa receita, além de carregar todo lado cultural, foi fonte de inspiração também para o nome do nosso site.
A primeira vez que tive conhecimento sobre o Sanguinaccio Dolce foi através de uma série americana, que trazia como protagonista uma das melhores personagens da literatura: o Dr. Hannibal Lecter.
Hannibal foi uma série de televisão thriller americana desenvolvida por Bryan Fuller para a NBC. A série baseia-se nas personagens e nos elementos aparentes no romance Red Dragon de Thomas Harris, e foca na relação de amizade entre o investigador especial do FBI Will Graham e Dr. Hannibal Lecter, um psiquiatra forense destinado a se tornar o inimigo mais astuto de Graham.
Para quem não conhece a fundo a história, Dr. Hannibal Lecter é um formidável psiquiatra forense, serial killer, canibal e culinário. Na série, a personagem é interpretada brilhantemente por Mads Mikkelsen.
Em um dos episódios da série ele prepara esse prato para Frederick Chilton, administrador do Baltimore State Hospital for the Criminaly Insane, onde Hannibal ficou preso pelos seus crimes.
No final da receita, colocarei um trecho do episódio que mostra Hannibal fazendo e servindo o Sanguinaccio Dolce , vale a pena pela brilhante fotografia e imagens que a série possui.
Assim, aliando a paixão pela cozinha, por esse prato e por Hannibal, surgiu o nome do site. Apéritif é exatamente o primeiro episódio da primeira temporada da série, sendo a porta de entrada para todos os outros pratos e histórias.
Confira essa extraordinária receita que, confesso a vocês, é uma das minhas preferidas e mais gostosas: Sanguinaccio Dolce
Receita:
I) Tartellete:
250 g de farinha de trigo
125 g de manteiga
100 g de açúcar
1 ovo
25 g de farinha de amêndoas
II) Sanguinaccio Dolce:
500 ml de leite
300 gramas de açúcar
125 gramas de cacau em pó
150 gramas de chocolate meio amargo
50 g de manteiga
50 g de amido de milho
½ colher de chá de canela
½ colher de chá de cardamomo
Modo de preparo:
Tartellete: em um bowl, misture bem a farinha de trigo, o açúcar e a farinha de amêndoas. Acrescente o ovo e a manteiga, cortada em cubinhos, bem gelada. Incorpore todos os ingredientes até obter uma massa lisa, homogênea e que desgrude das mãos.
Pegue uma assadeira de fundo removível ou forminhas menores (tipo de empadinhas), como na foto acima, e espalhe a massa de uma maneira que não fique nem muito grossa e nem muito fina. Como a massa contém bastante manteiga, não é necessário untar a assadeira ou a forminha. Fure toda sua superfície com a ajuda de um garfo (para que ela não estufe) e leve ao forno a 230ºC até que fiquem bem douradas. Retire-as do forno, desenforme e reserve.
Sanguinaccio dolce: em um panela, misture o açúcar, o cacau em pó e o amido de milho. Acrescente, aos poucos, o leite e misture bem. Leve ao fogo médio/baixo e mexa sem parar.
Quando a mistura estiver bem aquecida, coloque a manteiga, o chocolate meio amargo e as especiarias. Continue a mexer bem para que não grude no fundo da panela. Assim que engrossar o creme, desligue o fogo e continue mexendo por mais 3 minutos.
Montagem: para servir, coloque o creme de chocolate dentro das pequenas tartelletes, podendo ser degustado ainda quente (ou morno) ou mesmo gelado. O sabor é irresistível!!!