Maminha no Sal Grosso e Ervas Finas com Batata Rústica
O sal é uma substância higroscópica, ou seja, absorve umidade. Em dias de chuva, constatamos que o sal dentro do saleiro fica úmido e, posteriormente, empedrado, devido ao excesso de umidade do ar.
É justamente com esta finalidade que a salga é utilizada na conservação e alimentos: retirar a umidade. Além de contribuir para a conservação do alimento, fornece produtos de aroma e sabor característicos, aumenta a retenção de água no produto, favorecendo a maciez e reduzindo o tempo de processamento térmico requerido para atingir e manter a qualidade do produto final.
Trata-se de uma técnica antiga, usada pelos romanos para peixes, azeitonas, camarões e queijos. Hoje é menos utilizada que no passado, em virtude de outras técnicas de conservação de alimentos, mas ainda é utilizada para alguns tipos de alimentos: anchova, arenque, bacalhau, carnes, chucrute, chips, queijos.
Aproveitando toda essa versatilidade do sal na conservação e preparo dos alimentos, trazemos essa receita pra lá de especial e diferente, pois assamos uma peça de carne inteira dentro do sal grosso, e acreditem, ela não fica salgada!!! Pra acompanhar, uma batata rústica feita, literalmente, com suas próprias mãos!!
Confira essa receita: Maminha no Sal Grosso e Ervas Finas com Batata Rústica
Receita:
I) Maminha:
1 peça de maminha (aproximadamente 1 kg)
Ervas frescas a gosto: orégano, tomilho, manjericão, alecrim, erva de provance, dentre outras
3 colheres (sopa) bem cheias de manteiga
1 kg de sal grosso
II) Batata Rústica:
4 batatas Asterix
Azeite a gosto
Sal a gosto
Modo de preparo:
Em um bowl, besunte a peça de maminha, já limpa, com uma mistura de manteiga, sal, ervas frescas e temperos do seu gosto. Deixe descansar por 30 minutos.
Aqueça uma frigideira anti aderente e sele a carne dos 2 lados, por 7 minutos, cada lado. Deixe a descansar por 10 minutos.
Pegue uma assadeira, de preferência mais antiga, e forre a de sal grosso. Coloque a peça de maminha selada por cima e feche-a também com sal. Como na foto abaixo. Asse por 45 minutos.
Descasque as batatas e cozinhe-as na água com sal, até o ponto do garfo penetra-las facilmente.
Escorra as batatas e deixe esfriar um pouco. Quebre-as de maneira rustica, cortando os pedaços com as próprias mãos.
Coloque em uma assadeira untada com azeite. Regue mais azeite por cima das batatas junto com sal e pimenta a gosto. Asse-as até dourarem.
Retire a carne do forno, "quebre" a crosta de sal e corte em fatias finas servindo com as batatas quentinhas. Aproveite!!!