Bolachinha de Ferrero Rocher
A famosa e tradicional fábrica de doce italiana nasceu do sonho do confeiteiro Pietro Ferrero em produzir chocolates de alta qualidade para ocasiões especiais e doces caseiros deliciosos numa época de grandes dificuldades econômicas. A empresa começou a produzir chocolates e bolos em 1946 na pequena cidade de Alba, localizada no norte do país, distribuindo os seus produtos em pequenas lojas locais e outros estabelecimentos da região.
Só em 1982 a empresa introduziu no mercado o seu produto de maior sucesso, os bombons Ferrero Rocher, formado por uma avelã inteira, imersa num recheio cremoso e envolvido por uma delicada concha de wafer crocante, coberto de chocolate salpicado de pedacinhos avelã, embrulhados nas suas características embalagens douradas.
Durante cinco anos, a empresa viveu obcecada em conseguir a fórmula perfeita para conseguir que os pedaços de bolacha waffer aderissem com perfeição à avelã e ao chocolate.
Era o início de um sucesso que conquistaria milhões de aficionados por chocolate em todos os cantos do mundo. Rapidamente as sofisticadas caixas do bombom se tornaram um presente para várias ocasiões, quer seja para dizer um obrigado, numa recepção ou como um gesto de amor. A aposta na comunicação dos famosos bombons também foi determinante para o seu sucesso. No Reino Unido, graças a uma campanha publicitária, os bombons Ferrero Rocher passaram a ser associados às recepções nas embaixadas.
E inspirado nessa história, surgiu essa maravilhosa receita, que combina texturas diferentes do tradicional bombom, mas traz o sabor irresistível do verdadeiro Ferrero Rocher.
Confira essa receita deliciosa: Bolachinha de Ferrero Rocher
Receita:
80 g de manteiga sem sal
200 g de chocolate meio amargo picado
½ xícara (chá) de açúcar
1 colher (sobremesa) de essência de baunilha
3 ovos ligeiramente batidos
1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
¼ xícara (chá) de cacau em pó
½ colher (sobremesa) de fermento em pó
350 g de Nutella
Avelã moídas (para decorar)
Modo de preparo:
Em uma panela em banho-maria coloque a manteiga sem sal e o chocolate meio amargo picado e mexa até o chocolate derreter.
Transfira o chocolate derretido para uma batedeira e adicione o açúcar, a essência de baunilha e bata bem até formar uma mistura homogênea. Desligue a batedeira e adicione os ovos ligeiramente batidos, a farinha de trigo, o cacau e o fermento em pó. Misture até formar uma massa homogênea. Cubra com filme plástico e leve para gelar por 12 horas.
Enquanto isso, pegue a Nutella bem gelada e com a ajuda de 2 colheres de chá, faça pequenas bolinhas. Coloquei um uma assadeira e leve-as ao freezer para que fiquem bem duras.
Com as mãos pegue uma pequena porção de massa, faça uma cavidade, coloque uma bolinha congelada de Nutella. Repita o mesmo procedimento até terminarem os ingredientes. Passe cada bolinha na avelã moída. Coloque as bolinhas numa forminha (tipo forminha de empadinha ou cupcake) untada com manteiga. Leve ao forno alto pré-aquecido a 230º entre 5 a 7 minutos (a massa deve ter crescido, porém sem estar muito firme). Sirva-o, de preferência morno ou quente. Rende entre 50 a 60 unidades.
Dica: sirva-o com sorvete de creme, ou outro de sua preferência. Se quiser servi-lo bem quentinho, utilize o micro-ondas (5 segundos por bolachinha são mais que suficientes para esquenta-los e não resseca-los).