Tangerina Caramelizada com Crumble de Avelã - Olivier Anquier
Vindo da França, Olivier desembarcou no Brasil em 1979, na cidade do Rio de Janeiro, como turista. O que ele não esperava é que a viagem, inicialmente programada para durar um mês, durasse até hoje, fruto de uma paixão arrebatadora que sentiu pelo país.
Curiosamente, a primeira oportunidade de trabalho que apareceu para ele no Brasil o levou de volta à Europa. Durante 10 anos, Olivier frequentou passarelas e estúdios como modelo da alta-costura internacional. Em meados dos anos 80, era um dos top 10 modelos masculinos do mundo, mas sabia que ali não estava sua realização. Em 89, sua vocação o chamava para a cozinha e então resolveu atendê-la. E tinha de ser no Brasil.
De 91 a 94, Olivier abriu restaurantes em Fortaleza e Florianópolis. Mas foi a partir de 95 que ele se realizou fazendo o que mais gosta: pão, uma tradição de sua família. Em São Paulo, ele abriu uma boulangerie e consolidou sua imagem como padeiro.
Nos anos seguintes, Olivier foi convidado para ensinar suas delícias gastronômicas na TV. Passou pelas TVs Record e Globo, onde adquiriu experiência de pilotar um fogão em frente às câmeras. E foi assim que o cozinheiro desenvolveu o projeto do "Diário do Olivier". De 99 até hoje, o programa é apresentado pelo GNT e se tornou um dos líderes de audiência do canal. Com passaporte na mão e roteiros pelos mais fascinantes roteiros de viagem pelo mundo, o francês descobre culturas e culinárias de dar água na boca.
Justamente em um dos episódios do programa, Olivier apresentou essa receita maravilhosa e totalmente diferente. A mistura e combinação de sabores é algo surreal. Confira essa divina receita do Olivier - Tangerina Caramelizada com Crumble de Avelã.
Receita:
I) Para a tangerina
3 tangerinas
Suco de 1 tangerina ou laranja
100 g de açúcar
1/2 xícara de conhaque
II) Para o crumble
100 g de açúcar
100 g de farinha de trigo
100 g de farinha de avelã torrada
100 g de manteiga (gelada)
Modo de preparo:
Tangerina: para fazer o caramelo, deixe o açúcar esquentar e derreter na panela até ficar na cor âmbar escuro.
Coloque o suco de tangerina e deixe o caramelo derreter.
Adicione as tangerinas e deixe cozinhar por 15 minutos, banhando a fruta no molho. Flambe com o conhaque.
Crumble: misture em uma tigela a farinha de trigo, a farinha de avelã, e o açúcar.
Adicione os cubos de manteiga gelada e uma pitada de sal, misture com as mãos até formar uma farofa. Deixe resfriar na geladeira durante 15 minutos.
Coloque o crumble no fundo de uma assadeira, forrada de papel manteiga, e leve ao forno a 180°C por 15 minutos ou até dourar.
Sirva a tangerina ainda quente, banhada pelo caramelo e com o crumble salpicado por cima.