Eskibon de Limão
A história da KIBON começou nos anos de 1930 na cidade de chinesa de Xangai, cuja origem foi uma empresa criada pelo empreendedor americano Ulysses Harkson. Saboroso desde o início, o negócio acabou por se tornar lucrativo, mas com a ameaça da Segunda Guerra Mundial, e consequentemente a tensão entre Japão e China, foi inevitável a transferência da filial para fora da área de conflito. Que sorte a do Brasil, que acolheu a nova empresa na cidade do Rio de Janeiro em 1941, fundada por John Kent Lutey, então diretor comercial da fábrica de sorvetes na China, com o nome de U.S. Harkson do Brasil.
Antigas instalações alugadas da falida fábrica de sorvetes Gato Preto, aos pés do Morro da Mangueira, foram reformadas para abrigar as atividades da empresa, que inicialmente produzia ovos desidratados. Mas para compensar os períodos em que a fábrica ficava ociosa, justamente no verão, resolveu iniciar a fabricação de sorvetes, que no Brasil ainda era artesanal. Mesmo nesta época de guerra as dificuldades foram superadas e a empresa adotou uma denominação “fantasia” para identificar seus produtos - SORVEX KIBON. A palavra “sorvex” foi adicionada ao nome como forma de impressionar o consumidor, dando um ar futurista à guloseima.
Foi então que a empresa colocou os primeiros 50 carrinhos de sorvete, já nas cores amarela e azul, nas ruas e praias da “Cidade Maravilhosa” no ano de 1942. Foi um sucesso estrondoso. Isto porque foram lançados os dois primeiros sorvetes da empresa, que se transformariam em campeões de venda da marca, atravessando décadas até os dias de hoje: ESKIBON - um protótipo que contrariava todos os modelos até então conhecidos de sorvete: não era picolé, pois não tinha palito; e também não era servido em taças ou casquinhas. A camada de chocolate que o envolvia obrigava o respeitável público a mordê-lo para chegar ao “recheio” cremoso, o sorvete propriamente dito.
Quase 75 anos depois do seu lançamento e ainda aproveitando as condições climáticas favoráveis para saborear essa maravilha, descubra essa releitura clássica da Kibon: Eskibon de Limão
Receita:
I) Sorvete de Limão:
200 ml de creme de leite fresco
395 ml de leite condensado
Suco e raspa de 2 limões
II) Cobertura de Chocolate:
200 g de chocolate meio amargo
3 colheres (sopa) de óleo de coco
Modo de preparo:
Bata no liquidificador o creme de leite, o leite condensado as raspas e o suco dos 2 limões.
Despeje em forminhas de fazer gelo (essas tradicionais que todos tem em casa). Leve ao freezer por, no minimo, 3 horas. O ideal é fazer essa receita na noite anterior ao consumo.
Em um bowl, coloque o óleo de coco e o chocolate meio amargo. Leva a banho maria até que a mistura fique homogênea.
Retire as forminhas do freezer e desinforme o sorvete de limão. Faça isso aos poucos para que não fique em tempo ambiente, derretendo assim seu sorvete.
Com a ajuda de um pequeno garfinho, pegue os cubinhos de sorvete e com uma colher, despeje, aos pucos, a calda de chocolate por cima. A cobertura em contato com a superfície gelada faz com que se forme uma casquinha crocante por volta do sorvete.
Após o cubinho estar envolto no chocolate, coloque-o em uma assadeira e leve ao freezer novamente antes de servir.