Gelato de Floresta Negra
Pouca gente sabe, mas o famoso bolo de chocolate coberto com cerejas tem suas origens fincadas na distante Floresta Negra, uma área verde com 200 km de comprimento localizada no sudoeste da Alemanha. Mais do que inspiração para clássicos infantis como Branca de Neve e Chapeuzinho Vermelho, aquela terra de ar misterioso e pinheiros de tons escuros é responsável pela criação de um dos bolos mais clássicos da confeitaria mundial.
Assim como os contos infantis escritos pelos Irmãos Grimm, a história deste bolo alemão de fama internacional é também contada em diferentes versões. A mais conhecida diz que seus ingredientes foram inspirados nos tradicionais trajes das mulheres solteiras locais. O chocolate granulado são como seus vestidos pretos, o creme são as blusas brancas e as exclusivas cerejas produzidas na região são os chapéus com bolas vermelhas conhecidos como bollenhut.
Acredita-se que a primeira versão deste bolo tenha sido feita em 1915 pelo confeiteiro Josef Keller, embora sua receita original contasse com apenas uma camada. Sua fama é tão grande que a pequena Todtnauberg abriga, a cada dois anos, um festival dedicado a este doce, onde profissionais e amadores apresentam suas criações com os ingredientes utilizados no floresta negra: creme, biscoitos, cerejas, chocolate e licor.
Para terras tupiniquins, onde o calor tropical é forte nessa época do ano, decidimos fazer uma releitura do tradicional bolo alemão, dando um toque refrescante nesse clássico da confeitaria. Confira como ficou essa maravilhosa receita de Gelato de Floresta Negra!!!
Receita:
I) Sorvete de Chocolate:
200 ml de creme de leite fresco
395 ml de leite condensado
395 ml de leite
150 g de chocolate meio amargo
II) Creme de Cereja:
395 ml de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
10 cerejas marrasquino em calda
III) Cobertura de Chocolate:
200 g de chocolate meio amargo
3 colheres (sopa) de óleo de coco
Modo de preparo:
Sorvete de Chocolate: derreta em banho maria o chocolate juntamente com o creme de leite. Após a mistura estar bem homogênea, leve ao liquidificador acrescentando o leite condensado e o leite de vaca. Bata por aproximadamente 3 minutos.
Separe metade do sorvete de chocolate e reserve. A outra parte, despeje em forminhas altas (tipo forminha de petit gateau) até a metade e leve ao congelador por 1 hora.
Creme de cereja: enquanto uma parte do sorvete de chocolate fica no congelador, faça o recheio do gelato. Leve ao micro ondas (3 minutos em potencia média alta, dependendo do seu aparelho) o leite condensado e a manteiga. Esse creme deve ficar em ponto de brigadeiro. Retire do micro ondas e deixe-o esfriar. Após isso, corte as cerejas em tamanhos pequenos e misture ao seu brigadeiro branco.
Após 1 hora (confira se está bem durinho o sorvete de chocolate), retire as forminhas do congelador e coloque de 2 a 3 colheres (sopa) do creme de cereja por cima. Leve ao freezer novamente por 20 minutos. Retire e complete com o sorvete de chocolate (ainda em forma líquida) que havia reservado anteriormente e retorne ao congelador por 3 horas.
Cobertura de Chocolate: derreta em banho maria o chocolate juntamente com o óleo de coco. Faça esse processo minutos antes de servir sua sobremesa.
Ao servir, retire as forminhas do freezer deixando-as em temperatura ambiente por 2 minutinhos. Passe um faquinha ao lado para soltar, e coloque em um pratinho para sobremesa. Delicadamente, jogue a cobertura de chocolate por cima. Ela, em contato com o sorvete gelado, criará uma casquinha irresistível. Aproveite essa delícia!!!