Maminha com Ervas Finas ao molho de Cerveja Stout e Batata Chips Crocante
Steak, filet, bistecca, filete, beef ou simplesmente, bife. O mundo se divide praticamente entre os países que comem e os países que não se emocionam com um filé. Tem filé acebolado, ao molho, empanado, recheado e rolê.
Do exagerado Kobe beef ao grandioso filé Chateaubriand, o preparo sempre foi valorizado. O consumo de carne em muitos países é sinônimo de status e fartura.
Na cozinha, assim como em nossas vidas, há sempre um amigo ou um companheiro inseparável, que maximiza nossa alegria e nos torna mais completo. E no caso do filé, não há companheiro melhor que a batata frita!
É aos belgas que devemos agradecer pela batata nossa de cada dia. Segundo conta a história local, desde o século 17 era comum na região do Rio Meuse pescar pequenos peixes e fritá-los. No inverno, quando o rio congelava, os belgas cortavam batatas em forma de peixinhos e as jogavam na gordura. Quando soldados estadunidenses passaram pelo país durante a Primeira Guerra Mundial, teriam provado (e aprovado) o prato incorporando-o a cultura culinária americana.
Como adoramos fugir do tradicional, mantivemos o casamento carne+batata em uma nova roupagem, preparando uma maminha ao molho de cerveja stout acompanhado de uma batata chips super crocante.
Confira essa maravilha: Maminha com Ervas Finas ao molho de Cerveja Stout e Batata Chips Crocante.
Receita:
I) Maminha:
1 peça de maminha (aproximadamente 1 kg)
Ervas frescas a gosto: orégano, tomilho, manjericão, alecrim, erva de provance, dentre outras
3 colheres (sopa) bem cheias de manteiga
1 colher (sopa) de sal grosso
500 ml de cerveja Stout (Invicta 108)
II) Batata chips:
4 batatas Asterix
Suco de 1 limão
Sal a gosto
Modo de preparo:
Em uma panela pequena, derreta a manteiga juntamente com as ervas frescas de sua preferência.
Coloque a peça de maminha, já limpa, em um bowl jogando o sal grosso e besuntando a carne com a manteiga derretida e as ervas. Deixe descansar por 30 minutos.
Enquanto isso, lave as batatas, esfregando e limpando bem a casca. Em um recipiente grande, rale-as em forma de chips (com casca e tudo). Caso seu ralador seja ajustável, não deixe as lâminas de batata muito grossa.
Depois que todas as batatas forem raladas, enxágue-as em água corrente para que libere todo o amido, até parar de sair aquela água esbranquiçada. Agora deixe-as de molho em água bem gelada (pode até colocar alguns cubos de gelo) e adicione o suco de 1 limão.
Com as batatas descansando, é hora de preparar a maminha. Pegue um frigideira ou panela alta antiaderente e leve-a ao fogo. Com ela bem quente coloque a carne junto com a manteiga de ervas. Sele a carne dos 2 lados (de 5 a 7 minutos de cada lado, dependendo da altura da carne, virando apenas 1 vez). Após isso, comece a acrescentar a cerveja stout aos poucos, para que ela incorpore ao sabor da carne (nessa receita, utilizamos a maravilhosa Invicta 108). Ao colocar a cerveja, deixe a panela ou sua frigideira com a tampa semi aberta. Deixe cozinhando por aproximadamente 10 minutos. Assim que concluir todas as etapas, leve a maminha, juntamente com o molho de cerveja, ao forno, em fogo extremamente baixo (o mínimo do seu fogão), para descansar.
Para terminar a receita, escorra as batatas e seque-as com a ajuda de um pano de prato. É importante deixar as batatas bem sequinhas! Coloque sal, a gosto, antes de fritar.
Em uma panela, aqueça bem o óleo e comece a fritar as batatas chips aos poucos, para que não encharque. Assim que dourar, coloque-as em um recipiente forrado de papel toalha. Como o óleo estará bem quente, e as batatas são finas, fritará rapidamente. A água gelada e o suco de limão são importantes para deixa-las bem crocantes.
Retire a maminha do forno e corte-a em pedaços finos, regando com o molho de cerveja. Acompanhe com as batatas chips fritas e sequinhas e se delicie com essa maravilhosa receita.