Quindim
O quindim é um doce feito preferencialmente só com gemas, manteiga e coco ralado.
Existe uma certa discussão sobre sua origem: uns defendem que é um doce português, outros dizem que é africano, mas na verdade ele foi criado aqui no Brasil. O doce tem base portuguesa, nome africano, mas é bem brasileiro!
O quindim é uma adaptação, uma variação de um doce português conhecido por “Brisa-do-Lis”, originário da região de Leiria. A receita original veio na bagagem das senhorinhas lusitanas, acostumadas com o sabor delicado das amêndoas. Mas, para surpresa geral – não havia amêndoas na terra nova.
Entra em cena a preciosa participação das escravas que trabalhavam nas cozinhas do nordeste do Brasil, e trataram de substituir as amêndoas pelo coco. As senhorinhas adoraram e logo deram ao doce o status de “doces conventuais” (reza a lenda que são doces feitos nos conventos de Portugal).
Confira essa maravilhosa receita, recheada de cultura e de sabores bem brasileiros!
Receita:
30 g de manteiga
220 g açúcar
120 g de coco ralado fresco
8 gemas
Manteiga para untar as formas e açúcar para polvilhar
Modo de preparo:
Misture o açúcar peneirado e o coco até ter certeza que não ficaram grumos de açúcar. Derreta a manteiga e misture ao coco ralado e açúcar. Por último adicione as gemas.
Enquanto a massa descansa um pouco, unte as forminhas com manteiga e açúcar, bem untadas, todos os cantos e laterais.
Se tiver tempo, deixe descansar por umas 2 horas na geladeira (isso faz com que as camadas de coco e das gemas fiquem bem separados) senão pode levar ao forno.
Coloque a massa de quindim em cada forminha. Asse em forno pré-aquecido a 180ºC em banho-maria (em uma forma maior coloque as forminhas e despeje água até a metade da altura das forminhas). Deixe por aproximadamente 45 min.
Muita atenção para não deixar a água do banho-maria secar.
Retire do forno e aguarde amornar para desenformar. Com a ajuda de uma faquinha, passe nas laterais e vire sobre um prato. Sirva frio ou gelado.
Dicas:
Peneirar muito bem as gemas! Se quiser, peneire 2 vezes (coloque na peneira, fure com um garfo ou palito e deixe ela descer sozinha, não passe a colher para não deixar passar a película)
Não bater a massa no liquidificador
Descansar a massa antes de ir ao forno (de preferência de um dia para o outro).
Assar em banho-maria
O ideal para fazer quindim é com coco fresco e ovos caipiras, porém, com ovos normais e coco seco também conseguimos um belo resultado!