Bolo Red Velvet com Calda de Amora
O Bolo Red Velvet ficou bastante conhecido durante a Segunda Guerra Mundial. Com o racionamento de alimento, eles passaram a fazer o bolo com beterrabas, que além de ser muito comum nos Estados Unidos, é rica em ferro e açúcares, e claro, dá o tom natural avermelhado. Depois da Guerra, com o sucesso do bolo, começaram a substituir a beterraba por corante alimentício.
Aproveitando a época do ano, nessa receita aliamos o vermelho do bolo com o tradicional vermelho da amora.
A amora é uma fruta altamente nutritiva de sabor doce e um pouco ácida formando um conjunto de sabores inigualáveis nesse maravilhoso bolo.
Confira essa receita extraordinária: Bolo Red Velvet com Calda de Amora!
Receita:
I) Massa
100 ml de leite aquecido
45 g de manteiga
3 colheres (sopa) de cacau em pó
1 e 1⁄2 colher (sopa) de corante vermelho alimentício
4 ovos
270 g de açúcar
1⁄2 colher (chá) de vinagre branco
210 g de farinha de trigo peneirada
1⁄2 colher (sopa) de fermento em pó peneirado
II) Calda
100 g de amoras
100 g de açúcar
Suco de 1 limão
Modo de preparo:
Coloque em uma panela o leite aquecido, a manteiga e o cacau em pó peneirado e leve ao fogo médio até derreter a manteiga. Apague o fogo, adicione o corante vermelho em gel, misture e reserve.
Em uma batedeira coloque os ovos e bata bem até dobrar de volume. Adicione o açúcar e o vinagre branco e bata por mais 3 minutos.
Desligue a batedeira, acrescente, aos poucos, a farinha de trigo peneirada e o fermento em pó peneirado e misture delicadamente para não perder o volume da massa. Junte em fio no creme com corante (reservado acima) e misture delicadamente até incorporar.
Despeje a massa em uma forma (24 cm de diâmetro) untada com óleo e "enfarinhada" com açúcar refinado e leve para assar em forno médio pré aquecido a 200°C por cerca de 35 minutos. Retire do forno e reserve.
Para a calda de amoras, em uma panela, coloque as amoras, amassando-as grosseiramente com um garfo. Adicione o açúcar e deixe descansando por 10 minutos. Jogue o suco de limão e cozinhe em fogo médio, mexendo de vez em quando. Quando levantar fervura, contar 5 minutos e desligar. A calda deverá ficar em ponto de fio, não muito espessa.
Sirva a fatia do bolo jogando a calda por cima e enfeitando com amoras frescas, como na foto!