Iscas de Frango ao Molho Teriyaki
Indiscutivelmente, os "Reality Shows" gastronômicos são uma inspiração, para o bem ou para o mal, para qualquer amante da culinária.
Entre os mais famosos, está o MasterChef Brasil, transmitido pela Band e que hoje chega a final de sua 3º temporada. O programa é apresentado pela jornalista Ana Paula Padrão e os jurados são os chefes Henrique Fogaça, Érick Jacquin e Paola Carosella.
Tirando todas as peculiaridades de um talent show de culinária, o programa serve como fonte de inspiração e conhecimento, principalmente para quem mora fora dos grandes centros ou não possui acesso a diferenciada cultura gastronômica.
Confesso que os últimos 3 anos de programa me ajudaram a descobrir novos sabores, ingredientes, pratos e a ter uma maior noção sobre tudo que envolve uma cozinha. Hoje, acompanho diversos programas, séries, vídeos que também auxiliam muito nesse desenvolvimento.
Assim, como forma de "homenagem" pela final do programa, passo a minha receita que o Instagram Oficial do MasterChef Brasil publicou através da #EuMasterChef: Iscas de Frango ao Molho Teriyaki
Receita:
500 g de filé de frango
Suco e raspas de 2 limões
Sal a gosto
2 colheres (sopa) de molho de mostarda
300 g de farinha de rosca (ou farinha de pão)
30 g de parmesão ralado
2 ovos batidos
100 ml de shoyu suave
100 ml de saquê
100 g de açúcar refinado
Modo de preparo:
Corte o frango em tirinhas e tempere com sal, mostarda, suco e as raspas de limão. Deixe a marinada descansar por no mínimo 30 minutos.
Passe as tirinhas de frango no ovo batido e empane-as na mistura de farinha de rosca e parmesão ralado.
Frite o frango empanado em óleo quente, aos poucos, para que não encharque e mantenha a crocância da farinha de rosca e parmesão. Escorra-o em papel toalha e reserve.
Faça um molho teriyaki. Para isso, coloque o açúcar na panela e dissolva com os líquidos. Leve ao fogo brando por 20 minutos ou até fazer ponto de fio. Pegue a colher que esteja mexendo o molho e passe o dedo nela, de fora a fora. Caso se abra um espaço e não escorra, está no ponto.
Sirva as tirinhas de frango, ainda quente, junto com o molho e delicie-se com essa bela receita de boteco!