Bolachinha de Petit Gâteau
A Bolachinha de Petit Gâteau foi uma das primeiras receitas da minha nova fase na cozinha. Comecei a procurar receitas mais complexas e que ao mesmo tempo me ajudavam a praticar e a experimentar novas técnicas e releituras de receitas que já haviam sido feitas por alguém.
Inicialmente, era uma receita de biscoitinho de chocolate recheada com cereja. Receita feita pela Ana Maria Braga, afinal quem viveu na casa de seus avós e tinha o rito da cozinha como herança familiar, viveu as tardes de semana vendo receitas e mais receitas com ela.
Depois de algumas tentativas sem sucesso (não consegui achar ponto e textura da massa, recheio ficava muito seco, dentre outros problemas), comecei a modificar a receita e, principalmente, alterar sua finalização.
Aos poucos fui transformando-a num quase Petit Gâteau, porem como uma consistência mais firme. A cereja deu lugar ao chocolate meio amargo, o tempo de forno reduzido, a massa colocada em uma forminha para que fique mais bonita....
e voilà, surgia a Bolachinha de Petit Gâteau!!!
Receita:
80 g de manteiga sem sal
200 g de chocolate meio amargo picado
½ xícara (chá) de açúcar
1 colher (sobremesa) de essência de baunilha
3 ovos ligeiramente batidos
1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
¼ xícara (chá) de cacau em pó
½ colher (sobremesa) de fermento em pó
chocolate meio amargo picado
açúcar de confeiteiro (para empanar)
Modo de preparo:
Numa panela em banho-maria coloque 80 g de manteiga sem sal e 200 g de chocolate meio amargo picado e mexa até o chocolate derreter.
Transfira o chocolate derretido para uma batedeira e adicione ½ xícara (chá) de açúcar, 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha e bata bem até formar uma mistura homogênea. Desligue a batedeira e adicione 3 ovos ligeiramente batidos, 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo, ¼ xícara (chá) de cacau em pó e ½ colher (sobremesa) de fermento em pó e misture até formar uma massa homogênea. Cubra com filme plástico e leve para gelar por 12 h.
Com as mãos pegue uma pequena porção de massa, faça uma cavidade, coloque um pedacinho de chocolate e forme uma bolinha (Se comprar essas barras convencionais, que já vem em quadradinhos, quebre-o ao meio e recheie como preferir). Repita o mesmo procedimento até terminarem os ingredientes. Passe cada bolinha no açúcar de confeiteiro. Coloque as bolinhas numa forminha (tipo forminha de empadinha ou cupcake) untada com manteiga. Leve ao forno alto pré-aquecido a 230º entre 5 a 7 minutos (a massa deve ter crescido, porém sem estar muito firme). Sirva-o, de preferência morno ou quente. Rende entre 50 a 60 unidades.
Dica: sirva-o com sorvete de creme, ou outro de sua preferência. Se quiser servi-lo bem quentinho, utilize o micro-ondas (5 segundos por bolachinha são mais que suficientes para esquenta-los e não resseca-los).