top of page

Mousse da Vida - Dani Noce


Quando busco novas receitas ou novas inspirações para a cozinha, sempre olho alguns Chefs, blogueiros, ou especialistas na área da gastronomia ou da confeitaria. Eis que surge uma das minhas principais fontes de inspiração, pela qualidade das receitas, sua versatilidade, os vídeos extremamente bem feitos (e engraçados, muitas das vezes) e todo um universo que nos instiga a reproduzir as receitas ou usa-las como base para outras criações. Para quem não conhece, essa é Danielle Noce.


Nascida em Brasília, Danielle aos seus quinze anos foi morar em Florianópolis, aos dezessete em Florença na Itália e aos dezoito voltando para o Brasil em São Paulo, onde cursou moda na faculdade Santa Marcelina. No final do curso decidiu morar em Londres, onde ficou três meses. Formada em moda, decidiu abrir uma loja de Havaianas (na época ainda não existia o conceito de franquia da marca), junto com o seu marido Paulo Cuenca – produtor e diretor. Após 8 anos de operação, decidiram vender suas franquias e abrir uma confeitaria em Amsterdam, mas não foi isso que aconteceu.


Danielle, após muitos testes de doces, desastres na cozinha e críticas negativas de seu marido, percebeu que aquela confeiteira desastrada e seu marido que só reclamava poderia virar um ótimo formato de programa para a TV. Foi quando decidiram gravar alguns pilotos para a TV e utilizaram a plataforma do Youtube para hospedar os vídeos. Dani e Paulo tomaram gosto pelo Youtube e com menos de 1 ano de canal estrearam seu primeiro programa na TV, o ICKFD para o VH1. Três anos depois foram para o Food Network, um canal culinário e de lifestyle dos EUA, onde fizeram duas temporadas exclusivas do ICKFD para o canal, a primeira em São Paulo e a segunda em Paris. Para o Food Network também criaram e produziram o programa Cozinha na Laje.


O atual trabalho que antes era apenas uma paixão foi se tornando realidade e junto com seu canal no Youtube, Dani abriu o site I COULD KILL FOR DESSERT, cujo nome veio de um trecho da música The Story Of My Life da banda Millencolin. Desde então Danielle não largou mais o laptop e o celular. E após fazer muitos cursos de confeitaria no Brasil, percebeu que não era o suficiente e decidiu ir para Paris estudar confeitaria em uma das escolas mais conceituadas na área, a Lenôtre.


Dani e Paulo moraram na França por dois anos. E ao voltar para São Paulo, se dedicaram ao canal no Youtube Danielle Noce, que hoje conta com uma base de mais de um milhão de inscritos e mais de quinhentos vídeos, postados 4 a 5 vezes na semana, com receitas, programas de viagem e vlogs.


Em 2014 lançou o seu primeiro livro intitulado "Por uma vida mais doce", que ficou em terceiro lugar dos mais vendidos em não-ficção do Brasil em dezembro de 2014. Em 2015 a autora do livro "Por uma vida mais doce" foi chamada para representar a culinária brasileira no programa americano Today Show e em dezembro lançou o seu segundo livro "A receita da felicidade", um livro totalmente interativo ao contrário do seu primeiro que continha apenas receitas. Em junho de 2016 lançou o seu terceiro livro, "A Doce cozinha de Dani Noce", exclusivo da Avon.


Atualmente Danielle é produtora e diretora na Enfim Filmes, redatora chefe do site I COULD KILL FOR DESSERT, blogueira no site Danielle Noce e confeiteira/apresentadora no seu canal Danielle Noce, além de prestar consultoria estratégica para diversas marcas.


E uma das receitas mais deliciosas, perfeitas e saborosas da Dani, realizada junto com Paulo Cuenca (deixarei o vídeo da receita no final), é exatamente essa que vos trago: Mousse da Vida! Confira a receita e o vídeo deles. Acessem também o canal dela que é imperdível!!!


Receita:


I) Mousse:

  • 1 xícara de açúcar

  • 2 xícaras de creme de leite fresco ou nata

  • 1 colher (chá) de flor de sal

  • Raspas de 1 laranja Bahia

  • 250 g de chocolate meio amargo picado


II) Praliné:

  • 120 g de amêndoas (ou 60 g de amêndoas e 60 g de avelãs)

  • 60g de açúcar


Modo de preparo:


  • Mousse: coloque o açúcar em uma panela pequena e leve-o a fogo baixo até caramelizar (ponto de âmbar escuro). Ferva a parte 1 xícara de chá de creme de leite, a flor de sal e as raspas de laranja. Quando levantar fervura, jogue no caramelo.


  • Em um bowl, coloque o chocolate meio amargo picado e despeje a mistura acima, ainda quente. Misture devagar ate incorporar todo o chocolate (ficará muito parecido com uma ganache). Deixe esfriar

  • Enquanto isso, bata a outra xícara de creme de leite fresco em ponto de chantilly. Misture vagarosamente esse chantilly do creme de chocolate e caramelo. Leve ao congelador.


  • Praliné: torre as amêndoas aos poucos. Após isso, jogue o açúcar até caramelizar. Despeje no papel manteiga untado com óleo. Bata, no processador, as amêndoas caramelizadas, ainda mornas, até o ponto de uma farinha mais grossa.

  • Montagem: você pode servir essa sobremesa de maneiras diversas. Uma das opções e levar a mousse ao congelador e servi-la assim, pois fica em um ponto de sorvete cremoso. A outra opção, como na foto, é servir em uma cestinha de massa folhada coberta com praliné por cima. Aproveite!!!




bottom of page